×
ContextoExato
Responsive image

'É guerra': Kalil diz que BH não tem prazo para voltar à normalidade

'É guerra': Kalil diz que BH não tem prazo para voltar à normalidadeFoto: Estado de Minas

Prefeito citou estudo que comprova que cidades que adotaram isolamento social mais cedo na gripe espanhola superaram mais rapidamente a crise

Por Déborah Lima - Estado De Minas - 14/04/2020 - 16:15:38

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou nesta terça-feira que ainda não há prazo para que Belo Horizonte volte à normalidade em suas atividades. Segundo ele, uma comissão com infectologistas e outros especialistas da área da saúde estudam diariamente as medidas a serem tomadas.

“Tem o problema de venda de coxinha, como eu vi hoje na Avenida Afonso Pena. É guerra! E, em guerra, ninguém consegue 100% de excelência em nada”, disse Kalil, reafirmando o embate entre economia e saúde e a importância da ciência.

Leia Mais

Kalil: 'Prefiro 10 mil desempregados que 50 mil mortos' Kalil anuncia decreto para obrigar uso de máscaras em BH Coronavírus: Ritmo de infecção em Minas aponta para acerto do isolamento social Voluntários buscam profissionais para lazer e dicas on-line a pessoas de baixa renda Coronavírus: doença faz centros de saúde alterar perfil de atendimento em BH Kalil sobre Mandetta: 'O ministro foi muito claro, estamos lutando contra um inimigo só' ALMG aprova aporte de R$ 158 milhões para auxiliar estudantes que precisam da merenda escolar Coronavírus: grupo de risco precisa redobrar cuidados, reforça especialista O prefeito mencionou um estudo feito por integrantes do Banco Central dos Estados Unidos – o Federal Reserve (Fed) – e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que aponta que os estados e cidades norte-americanos que adotaram medidas de isolamento mais rapidamente durante a gripe espanhola, em 1918, conseguiram se recuperar, do ponto de vista das atividades econômicas, antes daqueles territórios que retardaram as práticas.

Com isso, ele anunciou que na sexta-feira novas medidas “duras, mas estudadas e equilibradas ” serão publicadas em decreto.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus ? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavíru s.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?

Comentários para "'É guerra': Kalil diz que BH não tem prazo para voltar à normalidade":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório