×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de janeiro de 2022

Eles querem o nosso bem ou os nossos bens?”

Eles querem o nosso bem ou os nossos bens?”Foto: Reprodução

Outro Lado com Maria José Rocha Lima

Maria José Rocha Lima[1] - 06/01/2022 - 10:35:52

Nesse período de festas natalinas, realizando leituras e conversas um tanto melancólicas, sobre o Brasil e os seus desafios e incertezas para o ano de 2022, me surpreendi no divã. Conversando com a minha irmã Sueli, que mora em Portugal, lhe falei do desejo de alguns amigos de saírem do Brasil, tendo como destino Portugal.

E minha irmã me conduziu a reflexões valiosas sobre esse fenômeno: - Maria, vocês estão muito enganados com a Europa. A Europa é uma ilusão!
Lembrei-me do psicanalista Contardo Calligaris, que analisava os brasileiros, quase sempre, acometidos pela “síndrome da Falta do Pai”. E criou duas categorias para entender o Brasil: o colono e o colonizador. Segundo ele, "aqui falta o pai”. E para o psicanalieta, esse talvez seja um dos principais sintomas dos brasileiros diante dos europeus. A culpa diante do pai originário é satisfeita pela nostalgia e pela ilusão de que a vida teria sido muito melhor se eles não tivessem fugido para as colônias.

Calligaris comenta que há nos brasileiros uma vontade recôndita de agradar ao antigo pai europeu, ou mesmo lhe pedir perdão por ter fugido. Um pouco a interpretação da história dos índios, cuja cultura contemplaria o lugar do colonizador já dentro de si - como se estivesse desde sempre à espera da colonização ibérica.

Do mesmo modo, muitas crianças adotadas saem à procura dos pais biológicos, como se lhes fizessem falta, como se elas tivessem nostalgia do tratamento maravilhoso que não receberam e que imaginam (ninguém sabe por quê) que os pais biológicos agora lhes dedicariam amor - arrependidos, quem sabe?-.

Tudo isso me fez elaborar reflexões e incômodos sobre os escandalosos “puxões de orelhas” dados no presidente do Brasil pelos governantes de países europeus, nos fóruns e nos órgãos de imprensa internacionais, sob os aplausos de militantes partidários, como se os tomassem como “verdadeiros pais”, que castigam porque querem “o melhor para os filhos’”.

“Eles querem nosso bem ou os nossos bens?”
O Brasil é um país continental. O que os brasileiros desconhecem é que somos o 3º maior país agropecuário do mundo, ocupando a lista dos 10 Maiores Países Produtores Agropecuários do Mundo. E essa Defesa da Amazônia não passa de uma manobra diversionista, ofensiva à Soberania Nacional, por interesses indignos.

O país tem a nona maior economia do mundo, principalmente pela sua produção agrícola, que é responsável por grande parte do PIB do país.

Você já parou para pensar o quanto o agronegócio no Brasil é importante? O agronegócio encontra-se atualmente como o maior negócio da economia brasileira, sendo uma das principais locomotivas do progresso do país.

O agronegócio no Brasil se caracteriza pela utilização sustentável do solo: menos de 10% do território brasileiro é utilizado como área de cultivo. O ambiente é extremamente favorável: com abundância de água, solo propício ao plantio e boa luminosidade natural. Também se caracteriza pela rica diversificação expressiva de produtos, como frutas, flores, hortaliças, açúcar, café, soja, algodão, cacau, madeira, borracha, carnes e ovos.

Outro aspecto: o Brasil é o segundo maior produtor mundial de manganês, destinado a ligas de ferro, silício e fabricação de pilhas. Os minérios que mais se destacam no país são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada. Especialistas informam que há minas inexploradas, principalmente na Amazônia.

O país é responsável por 95% de toda a comercialização de nióbio no planeta, seguido com larga distância por Canadá e Austrália, e detém cerca de 98% da reserva mundial. O nióbio é utilizado nos carros elétricos, aparelhos de ressonância magnética, baterias, aparelhos marcapassos, aparelhos de superfície de ondas acústicas e na fabricação de joias, pois sua característica lustrosa confere brilho desejável às peças e possui propriedades hipoalérgicas. O Pentóxido de Nióbio (Nb2O5) é uma cerâmica própria para a obtenção de sensores de pH, de lentes óticas e nos filtros especiais para receptores de TV, radiação eletromagnética. Também foi testado em diversos telescópios ao redor do mundo. Atualmente, está sendo testado nos instrumentos de HIFI nas placas do Observatório Espacial Herschel.

Enfim, um país muito rico e cobiçado. A sua pobreza está nos “representantes dos colonos”. Nenhum governante, nas duas últimas décadas, “conseguiu acabar com uma classe política porta-voz ‘dos colonizadores’, como concluiu Contardo Calligaris.

Assim, será preciso eleger uma nova classe de políticos, representante apenas da demanda do “colono, sem dar satisfação ao colonizador, e, assim, se faça do Brasil de fato um país".


[1] Maria José Rocha Lima é mestre e doutoranda em educação. Foi deputada de 1991 a 1999. É diretora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Psicanálise. Integra a Soroptimist International – SI Brasília Sudoeste.

Comentários para "Eles querem o nosso bem ou os nossos bens?”":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Fazenda é invadida pela segunda vez em Sobradinho em menos de 1 ano

Fazenda é invadida pela segunda vez em Sobradinho em menos de 1 ano

A invasão, com dezenas de pessoas, começou às 22h de sábado

Os diários  de FHC segundo Rodrigo Pesaro

Os diários de FHC segundo Rodrigo Pesaro

Outro Lado

Golpe financeiro alimentado por uma ilusão

Golpe financeiro alimentado por uma ilusão

Ganho fácil

Zagueiro recebe prêmio por alfabetizar massagista do Ceará FC

Zagueiro recebe prêmio por alfabetizar massagista do Ceará FC

Premiado

Alma de Joca Pavarotti prepara uma surpresa para o carnaval

Alma de Joca Pavarotti prepara uma surpresa para o carnaval

Outro Lado com Miguezim de Princesa

Ao mestre com carinho

Ao mestre com carinho

Outro Lado - Maria José Rocha Lima

É muito nevoeiro para uma manhã só

É muito nevoeiro para uma manhã só

Outro Lado com Miguel Lucena

Americana ganhou  835 mil dólares vendendo bufa engarrafada

Americana ganhou 835 mil dólares vendendo bufa engarrafada

Outro Lado com Miguel Lucena

Quem quiser que queime a mão

Quem quiser que queime a mão

Quem quiser que queime a mão.

Em 2022, faça amor, não faça guerra, nem por baixo dos panos

Em 2022, faça amor, não faça guerra, nem por baixo dos panos

Basta de guerras! O mundo só será feliz se a gente cultivar o amor.

A Covid fugiu de Suplicy

A Covid fugiu de Suplicy

A Covid deu no pé