×
ContextoExato

Em Brasília. Amigas criam marca de camisetas e acessórios para arrecadar recursos e proteger animais

Em Brasília. Amigas criam marca de camisetas e acessórios para arrecadar recursos e proteger animaisFoto: Ingrid Castilho

Dinheiro ajuda a pagar veterinário, remédios, vacina. Empreendedoras participaram de feira, neste sábado (17), com venda de produtos de outros estilistas e adoção de animais.

Por Larissa Passos*, G1 Df - 25/08/2019 - 11:24:39

Patrícia Weiss,Yzabella Vieira e Olivia com seus bichinhos de estimação, no DF.

Patrícia Weiss e Yzabella Vieira são vizinhas, em Brasília. Em comum, além do endereço, as duas têm também o carinho pelos bichos.

Yzabella transformou o vínculo com os animais em uma causa quando conheceu Brownie – um cachorro abandonado. Patrícia confessa que não era "uma grande admiradora de cães", mas Olívia mudou essa história.

Olívia é filha de Patrícia. Segundo a mãe, desde bebê ela demonstrava "paixão pelos animais". Foi de Olívia a ideia de adotar um cachorro e, então, "as coisas começaram a mudar".

"Tive o coração tomado de assalto por aquela criatura castanha de quatro patas e olhos que pareciam derreter pedindo carinho", conta Patrícia.

Depois de ter o primeiro cachorro, a menina queria levar para casa todo bicho abandonado que encontrava – assim como Yzabella. Para solucionar o problema, Patrícia teve uma ideia: usar seu conhecimento em design gráfico para criar produtos que seriam vendidos e o lucro doado às iniciativas de proteção aos animais.

Caneca da marca Olivia Ajuda.  — Foto: Arquivo Pessoal/ Patrícia Weiss

Caneca da marca Olivia Ajuda. — Foto: Arquivo Pessoal/ Patrícia Weiss

Patrícia e Yzabella criaram a marca Olivia Ajuda e abriram uma loja, em Brasília, que promove a venda de camisas, canecas e acessórios. Parte da renda é destinada para ajudar as entidades protetoras de animais.

Em dois anos e meio, as amigas conseguiram doar mais de R$ 15 mil. Cerca de 150 animais abandonados no Distrito Federal foram beneficiados.

"O lucro é que ajuda a pagar as contas dos animais abandonados. Veterinário, tratamento, remédios, antipulgas e carrapatos, vermífugos, vacinas, banhos e castração", explica Yzabella.

Segundo as empreendedoras, os produtos da loja são pensados para mostrar uma visão bem-humorada de cães e gatos. Para criar, são usadas frases, personagens e situações que envolvem os bichos.

Chaveiro da marca Olivia Ajuda — Foto: Arquivo Pessoal/ Patrícia Weiss

Chaveiro da marca Olivia Ajuda — Foto: Arquivo Pessoal/ Patrícia Weiss

Feira de empreendedores e adoção de animais

Em sua 24ª edição, a Feira Enova apresentou mais de 15 expositores no Jacket Café, na Asa Sul (veja mais abaixo). De acordo com a criadora da feira, a estilista Cintia Taira, o evento surgiu em 2011 com o intuito de ter mais um local para divulgar o trabalho de empreendedores locais.

"Acho que temos que valorizar mais os produtores locais e as pequenas empresas", diz Cintia.

A estilista explica ainda que muitas pessoas perderam o emprego devido à instabilidade econômica do país. "A feira é uma oportunidade delas promoverem seus trabalhos", aponta.

A novidade, é que desta vez a Enova contou com um espaço para a adoção de animais. Entre itens de vestuário, joias artesanais, artigos de tecido, crochê, cosméticos naturais e cafés da capital, cerca de 20 cachorros e gatos estarão em busca de um lar.

Para Patrícia Weiss, que sugeriu a inclusão dos bichos no espaço, esse é um motivo a mais para comemorar.

"É uma forma de fazer uma coisa que gosto, que é criar, e dar minha contribuição para ajudar a mudar a realidade dos animais abandonados."

Para adotar

Gatinhos que estarão para adoção na Feira Enova, no DF. — Foto: Ingrid Castilho

Gatinhos que estarão para adoção na Feira Enova, no DF. — Foto: Ingrid Castilho

Os animais para adoção são de pequeno e médio porte. Segundo os organizadores, os filhotes foram vermifugados e vacinados. Os adultos, além de vacinados, são castrados.

Para adotar, é preciso ser maior de 18 anos. Menores de idade precisar estar acompanhados dos pais.

Os adotantes devem assinar um termo de responsabilidade antes de levar o gato ou o cachorro para casa. Yzabella Vieira explica que a adoção é a garantia de uma vida nova para os bichos, mas requer compromisso.

"Tem que ser uma adoção responsável, que realmente zele pelo bem-estar do animal. Não adianta a gente cuidar com todo amor e carinho e entregar para alguém que não dê continuidade."

Feira Enova no Distrito Federal.  — Foto: Assessoria Enova

Feira Enova no Distrito Federal. — Foto: Assessoria Enova

Comentários para "Em Brasília. Amigas criam marca de camisetas e acessórios para arrecadar recursos e proteger animais":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
...