Foto: PRISCILLA WHENDY-CLDF-Divulgacão
Mesmo lugar no pódio
Por Ana Maria Campos-correio Braziliense -assessoria Do Parlamentar - 19/05/2019 - 12:16:15
No Distrito Federal, homens e mulheres devem receber a mesma premiação em suas respectivas categorias nos eventos e competições esportivas. É o que garante uma lei, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC), sancionada pelo governador Ibaneis Rocha. A lei veda qualquer discriminação à atleta, na concessão de valores, apoio ou patrocínio, de eventos artísticos, culturais e nas premiações relativas às competições esportivas e paraesportiva promovidas por entidades ou ligas desportivas realizadas no Distrito Federal.
“A iniciativa de exigir a isonomia no valor das premiações pagas a homens e mulheres em competições organizadas com recursos públicos vai ao encontro da luta contra a discriminação de gênero. Se as competições demandam o mesmo esforço físico ou mental, porque haver a diferenciação de premiação?”, explica o parlamentar.
Eduardo lembra ainda que essa diferença nas premiações acabavam desestimulando as mulheres à prática desportiva. “Todos merecem ser tratadas com igualdade independentemente do sexo é um direito garantido pela Constituição Federal 1988”, afirma o autor da Lei.
Prêmio maior para eles
O deputado Eduardo Pedrosa diz que não queria ver acontecer em Brasília o que viu numa competição de skate em Santa Catarina. Uma imagem mostrava os vencedores da competição, com cada atleta segurando seu cheque com a premiação. Enquanto Yndiara Asp recebeu R$ 5 mil pelo primeiro lugar no torneio feminino, Pedro Barros levou R$ 17 mil após ser campeão no masculino, ambos na mesma categoria.
Comentários para "Em Brasília homens e mulheres devem receber a mesma premiação nos eventos e competições esportivas":