Estadão Conteúdo - 11/05/2020 - 06:50:35
Segunda maior companhia aérea da América Latina, empresa havia tentado, sem sucesso, ajuda do governo da Colômbia
Em meio a uma crise que se estende há mais de um ano e com o impacto da paralisação das atividades econômicas em decorrência da pandemia da covid-19, a Avianca Holdings , a segunda maior companhia aérea da América Latina, entrou com pedido de recuperação judicial (Chapter 11) neste domingo, 10. A empresa havia tentado, sem sucesso, uma ajuda financeira do governo da Colômbia. Em processo nos Estados Unidos, a companhia estimou sua dívida entre US $ 1 bilhão e US $ 10 bilhões.
Neste domingo, US$ 65 milhões em dívidas da empresa venciam. Analistas consideravam que a companhia não teria condições de pagar o valor. Dias atrás, a agência classificadora de risco S&P rebaixou a nota da Avianca para CCC-, ou risco substancial de inadimplência.
"A Avianca está enfrentando a crise mais desafiadora em seus cem anos de história", disse o presidente, Anko van der Werff, em comunicado à imprensa. Se não sair da recuperação judicial, a Avianca será uma das primeiras grandes operadoras do mundo a falir como resultado da crise do coronavírus, que resultou em um declínio de 90% nas viagens aéreas globais.
Uma das companhias aéreas mais antigas do mundo, a Avianca não realiza voos regulares de passageiros desde o fim de março. A maioria dos 20 mil funcionários já estava de férias não remunerada. Ainda em nota, a empresa informou que continua discutindo com governos a possibilidade de um apoio financeiro.
A companhia já havia entrado em recuperação judicial no início dos anos 2000, quando foi resgatada pelo boliviano Germán Efromovich , que, ao lado de seu irmão, José, também era dono da Avianca Brasil. Sob o comando de Germán, a Avianca Holdings cresceu de forma agressiva e acumulou dívidas.
Em maio do ano passado, Germán foi afastado da empresa pela United Airlines, apesar de continuar sendo o maior acionista. Isso foi possível porque a United havia feito, em 2018, um empréstimo de US$ 450 milhões para Efromovich que tinha como garantia as ações dele na Avianca. Quando, no primeiro trimestre de 2019, a empresa deu prejuízo de US$ 67,9 milhões e suas ações desvalorizaram, a United ganhou o direito de voto dos papéis de Efromovich no conselho de administração e decidiu por afastá-lo.
Após retirar Germán do comando, a United fez novos aportes na empresa para tentar salvá-la. Roberto Kriete, presidente do conselho da Avianca, já havia dito, no ano passado, em uma reunião com funcionários que a companhia aérea estava "quebrada". Se a Avianca falir, a Untied poderá perder até US$ 700 milhões.
Também no ano passado, os irmãos Efromovich viram a Avianca Brasil entrar em crise. A companhia aérea, que não fazia parte da holding e pagava royalties para usar a marca aqui, havia tentado crescer de forma agressiva e se endividado rapidamente, o que a levou a pedir recuperação judicial. José e Germán Efomovich já estiveram à frente de outros negócios que ruíram no Brasil, como os estaleiros Mauá e Eisa. / REUTERS, COM LUCIANA DYNIEWICZ
Técnica exige profissionais competentes
Empresário prevê futuro fotovoltaico no Brasil
Bar Rabo di Galo, dentro do novíssimo hotel Rosewood São Paulo
O evento acontece de 27 de abril a 26 de junho, no casarão Brando Barbosa, localizado no Jardim Botânico (Rio de Janeiro).
Ex-presidente da Abercrombie & Fitch, Mike Jeffries, foi o responsável pelo sucesso da marca, mas também por alguns escândalos que atingiram a empresa
Vazamentos de dados e ciberataques contra empresas têm se tornado mais comuns nos últimos anos e se tornaram uma das principais preocupações da liderança das companhias.
Fechado desde 2014, espaço que pertencia à Terracap, após as obras, será devolvido à população
De acordo com fontes, ainda não há uma definição se a Gol permanecerá listada na B3
O programa com apenas 2 anos de vigência já formou alunos em todo o país
Com o contrato, mineradora brasileira impulsiona meta interna para atingir de 30% a 40% das vendas de níquel para indústria de veículos elétricos.
Chega-se ao ponto de cunhar o termo “mommy burnout”, algo como “esgotamento da mamãe”.
Comentários para "Em crise e com impacto da pandemia, Avianca Holdings pede recuperação judicial":