×
ContextoExato

Entenda que gritar com o seu cão piora o comportamento do animal

Entenda que gritar com o seu cão piora o comportamento do animalFoto:

Treinar um cão pode ser um desafio e quando o animal se está a se portar mal o instinto imediato poderá ser gritar… não o faça!

Por: Liliana Lopes Monteiro - Notícias Ao Minuto / Imagem: Pixabay - 20/12/2018 - 22:00:08

Em entrevista à publicação britânica Metro.co.uk a médica veterinária Lyanne Haywood cofundadora da organização VetUK, alerta que falar num tom exaltado com o cão em questão poderá piorar o comportamento do bicho.

Ainda assim, a médica avisa que os abraços e os carinhos também devem ser dados apenas de vez em quando, de modo a criar um animal bem educado.

“Quando o assunto é treinar um animal de estimação trata-se de um caminho com duas vias – há que dar e tirar um pouco”, explica Haywood.

“Ao invés de gritar deve recompensar o bom comportamento do animal, e não castigar o mau. É importante que se lembre que não está a lidar com um ser humano e por isso este não irá responder de modo racional às suas queixas”.

“Quando grita, o que o seu cão pensa que está excitado e entusiasmado, ou seja, devido a esse comportamento o animal irá provavelmente fazer ainda mais barulho porque vai ver essa reação do humano como algo positivo e que deve encorajar”, alerta.

A especialista reitera que treinar um cão deve consistir sobretudo em condicionamentos positivos. Reforçando o bom comportamento e não o castigo.

Comentários para "Entenda que gritar com o seu cão piora o comportamento do animal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório