×
ContextoExato

Especialista lista os alimentos proibidos para cães nas festas de final de ano

Especialista lista os alimentos proibidos para cães nas festas de final de anoFoto:

A época de festas de final de ano chegou e está na hora de nos despedirmos de 2018.

Por Canal Do Pet - Ig / Do Portal Ig / Fotos: Publicas - Pixabay - 29/12/2018 - 08:16:53

O adestrador André Almeida convidou o zootecnista e também adestrador Claudio Fudimoto para citar alguns cuidados com os cachorros durante as festas de final de ano e evitar a intoxicação alimentar; assista ao vídeo

A época de festas de final de ano chegou e está na hora de nos despedirmos de 2018. Com isso, vêm as confraternizações e as ceias de Natal e Ano Novo. As casas ficam cheias de visitas e as mesas de guloseimas deliciosas, mas e o cachorros? Eles costumam ficar rodeando as pessoas na tentativa de ganhar um pouco de comida, mas é preciso tomar muito cuidado com isso porque existem diversos alimentos proibidos para cães que podem causar uma séria intoxicação alimentar.

Alguns alimentos proibidos para cães estão presentes nas ceias de fim de ano; tome cuidado

Por isso, André Almeida, do Adestramento Comportamental, convidou Claudio Fudimoto, zootecnista e também adestrador, para listar alguns dos alimentos proibidos para cães e ensinar como evitar que o cachorro os coma sem ser visto.

Os alimentos presentes nas ceias de Natal e de Ano Novo, mas que oferecem grande perigo aos cachorros citados no vídeo por Claudio Fudimoto são:

Chocolate: É tóxico para o cachorro devido a presença da toxina Teobromina que se ingerida na proporção de 90 a 160 mg por peso vivo pode levar o animal a óbito. Nas comemorações de final de ano alguns alimentos que possuem chocolate são o chocotone e o pavê que não devem ser oferecidos aos animais de jeito nenhum.

Abacate: A fruta possui persina que pode causar um desanrranjo intestinal e até desidratação do animal. Nas ceias, alguns alimentos que podem ter como ingrediente o abacate são mousse de abacate com cacau, guacamole e salada de bacalhau.

Uva: Mesmo que ingerida em pequenas quantidades, a uva, inclusive a uva passa, traz um grande risco de problemas renais. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a comida que vai oferecer para o animal nessa época do ano em que a uva passa marca presença até no arroz e na farofa.

Alho cru e cebola: Muito utilizados como temperos, o alho cru e a cebola podem causar lesões no sistema gastrointestinal do cachorro. Assim, qualquer alimento temperado com algum desses ingredientes deve ficar longe do animal de estimação.

Bebidas alcoólicas: Cerveja, destilados e qualquer outra bebida alcoólica que cair no chão deve ser limpada rapidamente. Se o cachorro lamber o chão e ingerir o líquido pode ficar desorientado, ter arritmia e até falecer.

Outra possibilidade de o cachorro ter contato com esses alimentos proibidos é "roubar" quando ninguém estiver prestando atenção. Claudio Fudiomoto explica que para evitar essas situações é preciso ensinar ao cão a comer apenas com a autorização do dono e em seu próprio comedouro.

Seguindo as dicas e evitando que alimentos proibidos para cães sejam ingeridos pelo seu animal, as comemorações de final de ano serão tranquilas e alegres.

Link deste artigo: https://canaldopet.ig.com.br/colunas/adestramento-comportamental/2018-12-24/alimentos-proibidos-para-caes.html

Comentários para "Especialista lista os alimentos proibidos para cães nas festas de final de ano":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
...