Por Ana Kézia Gomes E Renato Barros, G1 Ro, Rede Amazônica - 19/12/2019 - 09:09:33
Uma perereca com "polegares opositores" – conhecida como perereca-macaco – foi encontrada em uma área de mata em Vilhena (RO), no Cone Sul do estado. A Phyllomedusa camba é uma espécie rara capaz de caminhar em vez de apenas pular.
Segundo os pesquisadores que encontraram o anfíbio na semana passada, os "polegares" permitem que a perereca também consiga agarrar com mais facilidade as folhas e galhos durante o deslocamento pela floresta.
Ela foi capturada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que em conjunto com professores e estudantes de biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro) fizeram incursões na mata para encontrar sapos, rãs e pererecas. A ação teve auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vilhena (Semma).
Para localizar os anfíbios, os pesquisadores fazem longas caminhadas por áreas de vegetação densa, rios, pântanos e cachoeiras.
Um dos objetivos da ação é fazer uma lista com espécies que correm risco de extinção por causa da fragmentação da mata. Com esse levantamento, também será possível analisar se as espécies que vivem na floresta nativa são as mesmas da floresta plantada.
Durante as futuras expedições, está prevista a coleta de amostras de tecido para sequenciamento de DNA.
Pesquisadores fazem coleta de anfíbios em Vilhena
Em setembro, durante a primeira incursão, os pesquisadores encontraram uma perereca "fluorescente" no Parque Ecológico de Vilhena.
"É um bicho que não é tão difícil de achar. Foi descoberto há pouco tempo que, quando a gente coloca nelas uma luz ultravioleta, elas brilham. E isso é interessante porque faz com que esses animais consigam um sucesso reprodutivo maior", explicou o biólogo Thiago Baldine.
Perereca florescente foi encontrada em Vilhena (RO) — Foto: Thiago Baldine/Arquivo pessoal
Na ocasião a equipe coletou cerca de 23 espécies, inclusive a conhecida como "perereca de vidro", que tem a pele transparente.
Os espécimes encontrados no estado serão analisados no Rio de Janeiro e incluídos em registros nacionais.
Segundo a Semma, caso as equipes encontrem espécies que estejam em extinção ou não catalogadas, isso pode servir como argumento para tentar transformar a área em uma unidade de conservação.
Perereca encontrada durante incursões na mata de Vilhena (RO) — Foto: Marcela Rodrigues de Almeida/ Semma de Vilhena
"Casal" localizado durante incursões na mata de Vilhena (RO) — Foto: Thiago Baldine/ Arquivo pessoal
Perereca posa para lentes de pesquisadores em Vilhena (RO) — Foto: Thiago Baldine/ Arquivo pessoal
Você quer camuflagem @? — Foto: Thiago Baldine/ Arquivo pessoal
Perereca com "polegares" — Foto: Thiago Baldine/ Arquivo pessoal
Trata-se de uma obra fundamental para conhecer aspectos da vida e obra de Silva raramente explorados em outras publicações.
No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração
Livro recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a Tip Top reúne relatos de mulheres sobre os desafios reais que chegam com a vida de mãe, como as mudanças no corpo e os julgamentos externos
Texto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) calcula que medida alcançaria 4.176 municípios brasileiros
A última versão digitalizada do filme é de 2002 e tem qualidade inferior à atual
“Quando escrevo, é para me lembrar da esperança que eu mesma sei que tenho”, diz Nathália Ferreira
Numa necessidade rápida, até podemos contar com um trago de águas quase podres, mas para a vida, para beber água viva, o livro é o único lugar onde nos encontraremos com a civilização, com o melhor dela
Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro
Diante das diversas motivações que podem influenciar na escolha de um livro antes da compra, a capa é uma das mais citadas pelos entrevistados, em especial entre as crianças
O álbum traz ainda Berimbau, de Vinicius e Baden Powell, que ainda nem era chamado de afro-samba. Outro exemplo: a faixa Nanã (Coisa Nº 5), que estaria no clássico disco Coisas, de Moacir Santos, lançado em 1965.
Pelos temas, pelas múltiplas estéticas e pela interpretação, o disco se faz a partir de diferentes, pessoais e fascinantes olhares
Comentários para "Espécime raro de perereca-macaco é encontrado em mata de Rondônia":