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Estrutura deve ‘pesar’ na procura de uma escola

Estrutura deve ‘pesar’ na procura de uma escolaFoto:

Arquiteto especialista em projetos no setor educacional avalia como a infraestrutura do colégio pode fazer diferença no aprendizado das crianças

Por: Redação Bem Paraná / Imagem: Pixabay - 20/12/2018 - 16:34:39

O ano chega ao fim e é hora de pensar em 2019. Entre as decisões que a família precisa tomar está a educação dos filhos.

Chegou a hora de ir para a escola?

Aqueles que já estão, permanecerão na mesma ou é melhor mudar? Para fazer essa escolha é importante não levar apenas em conta a qualidade do ensino, mas também considerar uma questão importante: a infraestrutura do local. Uma recente pesquisa inglesa da Universidade de Salford, em Manchester, feita com estudantes do ensino fundamental, mostrou que condições estruturais adequadas nas escolas melhoram em 16% o rendimento dos alunos. Segundo o arquiteto Sebastião Lopes, sócio do escritório Arqsol e especialista em projetos educacionais, o espaço influencia não só no desenvolvimento e aprendizado, mas até na saúde física das crianças.

Um dos itens mais importantes na hora de escolher a escola é analisar as dimensões do terreno. “Espaço reduzido estressa mais rapidamente tanto alunos quanto professores”, explica Sebastião Lopes. Atenção especial às salas de aula, afinal, é onde os alunos passam a maior parte do tempo. “Elas devem ser bem ventiladas, iluminadas e com cores claras, o que ajuda a evitar problemas futuros como de visão, por exemplo.”

Segundo um estudo da California Energy Commission, principal agência de planejamento e política de energia do governo da Califórnia, a iluminação natural e a ventilação cruzada permanente aumentam em 30% o índice de aprendizagem do aluno. Por isso, os prédios devem ser construídos de forma a aproveitar o vento da região, permitindo que o ar entre e circule livremente entre os cômodos. “Além de manter uma sensação térmica agradável, sem a necessidade do uso de ar condicionado, o ar da madrugada pleno de oxigênio elimina fungos e bactérias, evitando que o aluno adquira alguma doença”, acrescenta o arquiteto. Um pé direito alto também faz com que o espaço pareça maior e ajuda na circulação do ar.

Já na área externa, vale reparar se há espaços esportivos cobertos e descobertos. É importante que o aluno tenha contato com a natureza, mas também que não fique sem as atividades físicas em caso de mau tempo.

Sebastião Lopes lembra que até as plantas merecem atenção dos pais. “Já pensou se uma criança come uma flor venenosa?”, questiona. Para o especialista da Arqsol, todo cuidado é pouco quando se pensa em um ambiente voltado para crianças e adolescentes.

Agora, pensando nos pais, outro ponto importante a ser considerado é a localização da escola. Analise se ela fica distante de vias de tráfego intenso. Assim, será mais fácil para deixar as crianças e buscá-las. Vale também reparar se há área coberta de embarque e desembarque; e se tem estacionamento. “Muita gente esquece desses detalhes. Aí um dia tem que entrar na escola por qualquer motivo, não tem onde deixar o carro, e se irrita”, completa.

Por isso, se estiver procurando uma escola, é preciso ir além da metodologia. O espaço deve oferecer uma estrutura pensada para o bem-estar dos alunos, professores, funcionários e pais. É importante que o prédio adote ainda estratégias bioclimáticas, formatos geométricos, itens que possam ser usados para acrescentar conhecimento à criança.

O que toda escola precisa ter

1 Ser segura (NBR 9077/2001) e Acessível (NBR 9050/2015) .

2 Ter conforto térmico, acústico e visual.

3 Ter as seguintes dimensões: salas para a educação infantil devem ter no mínimo 1,50m2 por criança, as salas do ensino fundamental I 1,00 m2 por aluno, salas para o ensino fundamental II e ensino médio 1,20 m2 por estudante.

4 Ter recreio coberto com pilares redondos e quinas arredondadas.

5 Não ter árvores e plantas ornamentais toxicas e agressivas.

6 Não ter muros nas divisas com cacos de vidro, arame farpado, cercas elétricas, chapisco e extremidades pontiagudas nas grades.

7 Ter quadras de esporte cobertas e descobertas.

8 Ter salas ventiladas, arejadas, com iluminação e ventilação naturais, além de cores claras.

9 Ter pé direito alto com no mínimo 3,50m2.

10 Ter embarque e desembarque coberto para chegada e saída dos alunos, e ter estacionamento no mínimo para professores e funcionários.

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