×
ContextoExato
Responsive image

Estrutura encontrada perto de Stonehenge

Estrutura encontrada perto de StonehengeFoto: CorreioWeb

Escavações ficam a 3km do célebre monumento formado por círculos concêntricos de pedras: limites de área sagrada

Correioweb - 23/06/2020 - 10:02:05

Arqueólogos da Universidade deSt. Andrews, na Escócia, anunciaram a descoberta de escavações pré-históricas, formando um círculo com mais de dois quilômetros de diâmetro, nas proximidades do célebre sítio megalítico de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra. Descrita como “incrível e única”, a estrutura tem estimados 4.500 anos de idade.

“Trabalhos de campo e análises recentes revelaram a presença de 20, ou mais, escavações em massa pré-históricas, com um diâmetro de pelo menos dez metros e cinco metros de profundidade”, afirmou a universidade, em comunicado.

Essas escavações formam um círculo com mais de dois quilômetros de diâmetro em torno do recinto (henge) neolítico de Durrington Walls e do sítio de Woodhenge, distantes cerca de 3km de Stonehenge. Segundo os especialistas, teriam sido escavadas mais ou menos na época em que o Durrington Walls foi erguido.

Na avaliação dos arqueólogos, essas escavações teriam marcado os limites de uma área sagrada na era neolítica, associada ao aparecimento dos primeiros agricultores na Grã-Bretanha e à construção de estruturas rituais imponentes.

“No entanto, nenhuma estrutura pré-histórica no Reino Unido circunda uma área tão grande quanto o círculo de escavações de Durrington, e essa estrutura é atualmente única”, ressaltou o comunicado.

Complexidade

Para Richard Bates, da Escola de Ciências Ambientais da Universidade St. Andrews, essa descoberta “dá uma visão do passado que mostra uma sociedade ainda mais complexa do que poderíamos imaginar”. “Essas práticas manifestamente sofisticadas demonstram que as pessoas estavam em harmonia com os eventos naturais de tal maneira que é difícil conceber no mundo moderno em que vivemos”, assinalou.

Arqueólogo do Patrimônio Mundial de Stonehenge e Avebury, Nick Snashall celebrou a descoberta “surpreendente que nos oferece uma nova visão da vida e das crenças dos nossos ancestrais neolíticos”.

O anúncio da universidade escocesa ocorreu logo após as celebrações do solstício de verão em Stonehenge, que regularmente reúnem milhares de pessoas. Este ano, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, os eventos foram pela internet.

Comentários para "Estrutura encontrada perto de Stonehenge":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório