Foto: Divulgação
‘Eu Consigo’ é voltado para crianças de 6 a 10 anos. Trabalho começa em Planaltina-DF, nesta terça( 25), de graça.
Por Brenda Ortiz, G1 Df - 25/06/2019 - 01:25:09
Nesta terça-feira (25), Planaltina, no Distrito Federal, recebe o projeto Eu Consigo que pretende mostrar para as meninas – com idade entre 6 e 10 anos – que elas podem seguir carreiras profissionais que são consideradas "para meninos". A tecnologia é uma das áreas de trabalho.
"As atividades vão abordar questões ligadas à igualdade de gênero para quebrar os estereótipos existentes na tecnologia e incentivar as meninas a acreditarem que não há profissão masculina e profissão feminina, mas que todos são igualmente capazes", afirmam os organizadores.
O projeto usa atividades como o cinema e o teatro para tratar do tema e apresentar noções de autoestima e liderança. Desenvolvido pela Uber, em parceria com o Força Meninas e o Code.org, o projeto fica na Praça do Estudante entre terça e sexta-feira (28) e é gratuito ( veja detalhes abaixo ).
O Eu Consigo traz ainda iniciativas para dialogar com pais, mães e professores sobre a importância de incentivar e ensinar ciência, tecnologia, engenharia e matemática para meninas. Para os educadores, será disponibilizado um material com mais de 20 tutoriais online>
As atividades que podem ser usadas em sala de aula vão desde a resolução de problemas até pensamento lógico e criatividade. Os criadores explicam que elas foram elaboradas para atingir turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Conforme a fundadora do Força Meninas, Deborah De Mari, entre o ensino fundamental e o ensino médio, a autoestima das meninas sofre uma queda três vezes maior do que a dos meninos e isso afeta a escolha da carreira a ser seguida.
"Esperamos inspirar essas crianças a sonhar alto e dar ferramentas a elas para que sejam capazes de defender suas escolhas no futuro, sejam elas quais forem."
Para o fundador e CEO da Code.org, Hadi Partovi, aprender Ciência da Computação é fundamental para criar a tecnologia que impacta todos os aspectos da vida. "Por isso que é essencial que as meninas sejam apoiadas e incentivadas a estudar e entender que elas podem ser parte da formação do futuro", diz ele.
"Queremos ajudar nossas meninas a estarem preparadas desde cedo para impulsionar as mudanças que ainda estão por vir."
O projeto Eu Consigo é formado pelas caravanas Teatro Móvel e Conexão Cultural, iniciativas da Magma Produções com apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de incentivo à Cultura, e patrocínio da Uber. Para conferir os horários e locais das apresentações, clique aqui.
Carreta do projeto Eu Consigo chega a Planaltina-DF — Foto: Divulgação
Caravana: Conexão Cultural
O Força Maninas é uma plataforma educativa de liderança pioneira com foco em meninas de 6 a 18 anos, pais e educadores, desenvolvida por comunicólogas, educadoras e psicólogas.
Com um ano de existência, atingiu mais de 33 mil pessoas no ambiente digital e ministrou workshops presenciais para mais de 300 meninas e 200 mães, em São Paulo.
O objetivo é atingir 2.000 meninas até 2019, por meio de parcerias com a escolas, iniciativa pública e privada.
A Code.org é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas e aumentar a participação das mulheres e das minorias não representadas.
Parte do princípio de que todo estudante deve ter a oportunidade de aprender ciência da computação, assim como aprende biologia, química ou álgebra. Também fornece o currículo mais amplamente utilizado no ensino da ciência da computação nas escolas primárias e secundárias e organiza a campanha anual A hora do código, que já envolveu 10% dos estudantes do mundo todo.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentários para "‘Eu Consigo’. Projeto que inspira meninas a seguirem carreira na área de tecnologia chega ao Distrito Federal":