×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 26 de outubro de 2021

Experiências do Brasil Rural: As belezas do Roteiro Farroupilha Colonial, do Rio Grande do Sul

Experiências do Brasil Rural: As belezas do Roteiro Farroupilha Colonial, do Rio Grande do SulFoto: Prefeitura Municipal

Rota envolve variados atrativos da Serra Gaúcha e é uma das contempladas pelo projeto, uma parceria entre MTur, MAPA e UFF voltada ao desenvolvimento do turismo no campo

Por André Martins - Assessoria De Comunicação Do Ministério Do Turismo - 31/08/2021 - 19:14:43

Cultura, gastronomia, enoturismo e aventura em meio às charmosas paisagens da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Estes são alguns atrativos do Roteiro Farroupilha Colonial, na cidade de Farroupilha, estrela da terceira reportagem da série da Agência de Notícias do Turismo sobre o Projeto Experiências do Brasil Rural. A iniciativa do governo federal, uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), busca fomentar o turismo no campo, inclusive com ações de capacitação.

Concebido pela Prefeitura Municipal, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha e em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o roteiro leva a uma imersão na história dos imigrantes italianos que colonizaram o município. É o caso, por exemplo, da Casa Canjerana, hospedagem onde se pode fazer trilhas guiadas entre pinheiros e parreiras centenárias, além de ouvir histórias e conhecer a casa em alvenaria, construída pela família Colle na década de 1950.

31.08.2021 - Experiências do Brasil Rural.png

Espaço Biazolli, Casa Sueca e G Parque Família Giacomini, alguns dos atrativos do Farroupilha Colonial. Crédito: Prefeitura Municipal

Já no Acervo da Bea, uma residência de 1884, anfitriões exibem recordações das primeiras famílias que chegaram ao distrito de Nova Milano, em 1875. O espaço guarda documentos escritos à caneta tinteiro e objetos de época, como roupas e colchões de palha. Na Casa de Cultura Sueca, por sua vez, que ocupa uma antiga fábrica de cordas de linho - atividade trazida por imigrantes suecos da família Bohm, em 1890 -, é possível vivenciar o processo artesanal de elaboração do tecido, além de provar iguarias da gastronomia típica.

A turismóloga Marisa Poloni, que coordena o Experiências do Brasil Rural no roteiro, frisa que as qualificações motivam o aproveitamento de potencialidades. “As famílias de agricultores têm o dom do receber, mas, muitas vezes, não têm ideia de como o turismo pode agregar mais valor a eles. Então, é mais uma forma de incentivar que as famílias permaneçam no campo e valorizem o seu trabalho. A capacitação ajuda muito a profissionalizar esse atendimento, a oferecer um produto que realmente gere uma motivação para os turistas”, relata.

No quesito culinária, destaque para a De Luca Gastronomia Caseira. Em uma exuberante residência de 1950, o visitante é apresentado à história da família De Luca e, também, a diversas delícias caseiras italianas, como massas, molhos, pães, cucas e biscoitos, que podem ser encomendados ou saboreados em um café colonial. Já no Espaço Biazolli, cercado por natureza e com um ambiente extremamente acolhedor, há toda uma estrutura para a realização de eventos, com uma recepção proporcionada pela família proprietária do espaço.

VINÍCOLAS - Degustar bons vinhos faz parte do cardápio de opções do roteiro Farroupilha Colonial. Na Vinícola De Cezaro, adquirida em 1929 pela família responsável pelo local, o turista tem a chance de visitar a propriedade e provar um produto diferenciado, feito de uvas orgânicas, que dão origem, ainda, a sucos e espumantes que respeitam o meio ambiente. Outra opção é a Vinícola Colombo, onde a fabricação de vinhos foi iniciada em 1932, pelo italiano Augusto Colombo, e que também permite hospedagem familiar para cerca de 30 pessoas.

A coordenadora Marisa Poloni ressalta que as capacitações do Experiências do Brasil Rural também suscitam aprimoramentos na roteirização do circuito. “A partir das capacitações, a gente está melhorando as lacunas do roteiro em termos de organização. A gente precisa traçar uma melhor estratégia para que a roteirização aconteça, visto que o nosso roteiro tem pontos de visitação bastante distantes. Então, é preciso explorar a roteirização, para que as pessoas venham, conheçam a rota e fiquem mais tempo na região”, pondera.

AVENTURA - A experiência do visitante ao Farroupilha Colonial inclui, ainda, a chance de praticar caminhadas ecológicas, rapel e escalada em pedra. No G Parque Família Giacomini, o turista pode usufruir de aventura, lazer e diversão para todas as idades - sem esquecer da importância da preservação do meio ambiente local. Os passeios, realizados em meio à singular natureza da região, levam a duas quedas d’água, e, também, é possível aproveitar uma piscina e utilizar uma área para camping com churrasqueiras.

PROJETO - Além do Farroupilha Colonial, integram o Experiências do Brasil Rural os roteiros “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, da Bahia; a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico inicial, empreendedores participam agora de capacitações sobre as cadeias produtivas de interesse do projeto: queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca a atenção do governo federal à adequada estruturação do meio rural para o aproveitamento turístico das potencialidades do campo. “Os atrativos rurais do país - referência mundial no setor agrícola - têm um enorme poder de atrair visitantes. O nosso objetivo é ampliar a oferta turística nacional, bem como gerar alternativas de renda a agricultores familiares que também trabalham o turismo, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego e renda”, explica.

A primeira etapa das qualificações do projeto consistiu na realização dos seminários virtuais “Visões de Mercado”. Durante as transmissões, realizadas por meio do YouTube do MTur, empreendedores de sucesso no turismo rural detalharam suas trajetórias e destacaram vantagens da capacitação (assista ou reveja aqui e aqui ). Em uma segunda fase dos painéis online, em setembro deste ano, estão previstas outras palestras sobre temas apontados nos diagnósticos, também ministradas por especialistas.







Comentários para "Experiências do Brasil Rural: As belezas do Roteiro Farroupilha Colonial, do Rio Grande do Sul":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Casa Grande e Tulha, em Campinas, é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil

Casa Grande e Tulha, em Campinas, é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil

Casa Grande e Tulha é o segundo bem tombado pelo Iphan na cidade de Campinas (SP).

Bonito, no Mato Grosso do Sul, sedia primeiro museu subaquático de água doce do Brasil

Bonito, no Mato Grosso do Sul, sedia primeiro museu subaquático de água doce do Brasil

Localizado a quatro metros de profundidade, novo atrativo integra turismo, meio ambiente e arte com a natureza

Mais de dois terços dos brasileiros planejam viajar em breve, aponta pesquisa

Mais de dois terços dos brasileiros planejam viajar em breve, aponta pesquisa

Avanço da vacinação no país aumenta confiança dos viajantes e tem efeitos positivos na retomada econômica do setor de turismo

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Formação online é resultado de parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília e oferecerá 300 vagas

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Viaje com a gente e saiba um pouco mais sobre o rico e diversificado turismo na capital do Amazonas

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Colegiado terá a missão de formular políticas e iniciativas que promovam a segurança nos destinos nacionais.

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos

Goiânia completa 88 anos no domingo (24.10).

No Rio, Museu do Pontal inaugura neste domingo horta/jardim sensorial

No Rio, Museu do Pontal inaugura neste domingo horta/jardim sensorial

Espaço servirá para cultivar ervas e realizar eventos educativos

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival será evento-teste com 30 shows presenciais

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival será evento-teste com 30 shows presenciais

Em virtude dos impactos gerados pela covid-19, o festival também é um fator fundamental para a recuperação econômica do Município e de toda a região da Costa do Sol, fomentando uma de suas principais atividades: o turismo.

Belo Horizonte pode ganhar parque em mata de 200 mil m² de Mata Atlântica, após 12 anos de luta

Belo Horizonte pode ganhar parque em mata de 200 mil m² de Mata Atlântica, após 12 anos de luta

Câmara aprovou projeto que reconhece valor ecológico, paisagístico, cultural e comunitário da Mata do Planalto

Pesquisa revela que turistas preferem viajar de carro

Pesquisa revela que turistas preferem viajar de carro

Segundo Bruno Mantovani, empresário e dono de uma empresa de turismo receptivo, a preferência pelo interior se dá pelo motivo dos turistas buscarem experiências ligadas ao bem-estar e contato com a natureza.