×
ContextoExato

FAO marca Dia Mundial das Leguminosas destacando benefícios da biodiversidade do solo

FAO marca Dia Mundial das Leguminosas destacando benefícios da biodiversidade do soloFoto: Foto: FAO/Giuseppe Bizzarri

Legumes como grão-de-bico, base de pratos típicos do Mediterrâneo como o hummus, o tipo de feijão usado no café-da-manhã inglês e as lentilhas e ervilhas da Índia são alguns dos grãos destacados pela FAO.

Onu Brasil - 10/02/2020 - 11:31:53

Este 10 de fevereiro, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura celebra data e chama atenção do potencial das leguminosas e pulsos no combate à fome e no cumprimento da Agenda 2030, de desenvolvimento sustentável.

As Nações Unidas estão celebrando o Dia Mundial das Leguminosas. Também conhecido como pulsos, as sementes comestíveis das plantas leguminosas chamaram a atenção da Assembleia Geral, em 2013.

Naquele ano, a Assembleia declarou 2016 Ano Internacional das Leguminosas numa celebração liderada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO.

As leguminosas podem contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. Foto FAO/Marco Salustro

Países

Legumes como grão-de-bico, base de pratos típicos do Mediterrâneo como os húmus, o tipo de feijão usado no café-da-manhã inglês e as lentilhas e ervilhas da Índia são alguns dos grãos destacados pela FAO como fundamentais na promoção da segurança alimentar de muitos países.

A FAO lembra que esses legumes não incluem os feijões verdes e as ervilhas que fazem parte da colheita verde e são classificados de vegetais.

As leguminosas também excluem a soja e nozes que são utilizadas para extração de óleo.

Importância

Segundo a FAO, leguminosas são fundamentais na promoção da biodiversidade do solo e têm valor nutritivo, sendo fonte de proteína principalmente onde os derivados de leite e carne não são acessíveis para toda a população.

Esses legumes também são ricos em fibra e baixos em colesterol, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar.

Devido a essas qualidades, este tipo de alimento é recomendado por profissionais de saúde para o tratamento de doenças não transmissíveis, como diabetes e problemas cardíacos. Também foi comprovado que eles ajudam a combater a obesidade.

Este tipo de alimento também aumenta a produtividade das terras agrícolas.

Agricultura

Para os agricultores, as leguminosas são importantes porque, além de serem comercializadas, também podem ser consumidas, mantendo a segurança alimentar de suas famílias e estabilidade econômica.

Elas também aumentam a produtividade das terras agrícolas por causa das propriedades do nitrogênio, que mantém afastadas pragas e outras doenças.

Outra qualidade é que leguminosas contribuem para a mitigação das mudanças climáticas, reduzindo a dependência de fertilizantes sintéticos, que são usados ​​para introduzir nitrogênio artificialmente no solo.

Os gases que causam o efeito estufa são liberados durante a fabricação e aplicação desses fertilizantes e seu uso excessivo pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Comentários para "FAO marca Dia Mundial das Leguminosas destacando benefícios da biodiversidade do solo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório