Foto: Guilherme Silva-Divulgação
A edição deste ano começa nesta quinta-feira
Por Andressa Reis-destal - 06/06/2019 - 16:01:57
A 35º edição da Feira do Livro de Brasília – FeLiB está completamente reformulada e traz uma proposta pedagógica, literária e infantil mais inclusiva e diversificada. A abertura oficial do evento com o corte da faixa que dará acesso ao espaço total da evento, será realizada nesta quinta-feira (06), às 19h.
Na sexta-feira, o evento começa a receber visitas escolares, que estão previstas para ocorrer durante todos os dias de feira. Cerca de 30 ônibus da organização da FeLiB foram disponibilizados para trazer alunos da rede pública de ensino.
O espaço físico também mudou e, desta vez, o Complexo Cultural da República vai receber até o domingo (16), a Cidade da Leitura que está sendo montada entre a Biblioteca Nacional e o Museu, na Esplanada dos Ministérios.
Programação
A programação foi pensada de forma que o público possa ter contato com grandes nomes nacionais e internacionais e, também para que autores e artistas locais possam ganhar mais visibilidade. Entre os convidados, está o escritor prodígio brasiliense, Ryan Maia, de 7 anos, e o poeta revelação do DF João Doerdelein, conhecido como "Aka Poeta"- ele será um dos homenageados da FeLiB. A concepção artística ficou a cargo do ilustrador radicado na cidade, André Cerino.
Fabrício Carpinejar, Antonio Nóbrega, Lázaro Ramos, Fagner, Gabriel Perissé, Celso Antunes, a escritora portuguesa Mafalda Milhões e Maílson Furtado (prêmio Jabuti e também homenageado), também marcarão presença no evento.
Outros convidados especiais que estarão circulando na Cidade da Leitura em locais como: o Café Literário que vai abrigar mesas de debate e bate-papos; o Espaço do Educador que é um ambiente aconchegante para realização de palestras e aulas espetáculos; e o Mundinho da Leitura, um projeto lúdico para crianças e adolescentes.
A Feira também contará com intensa programação de contadores de histórias, quadrinistas, ilustradores, blogueiros, autores, saraus, e artistas do DF e da RIDE, que se apresentarão em diferentes locais dentro do evento, mas que terão a liberdade para desenvolver a criatividade nos ambientes concebidos especialmente para eles como:FeLiB Independente, Espaço RIDE e Brasília Leitora.
Homenagens
A grande homenageada será Maria da Conceição Moreira Salles (In Memoriam). Amor pelos livros, pelo conhecimento e pelo papel da biblioteca na vida das pessoas, essas eram algumas das qualidades da bibliotecária mineira apaixonada por Brasília. Em 1983, assumiu a Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB), hoje batizada com seu nome, e colocou em prática o que aprendeu e tão bem ensinou: uma biblioteca precisa ter vida, ter atividades variadas como exposições, saraus, clubes do livro, aulas de reforço escolar, palestras, shows musicais, gente sonhando e fazendo sonhar.
Já o ganhador do prêmio Jabuti 2018 de melhor livro do ano e também o de poesia, o cearense Mailson Furtado, será o escritor nacional homenageado.
André Cerino, radicado em Brasília, será premiado como artista plástico e cartunista. Foi ele quem criou a identidade visual da edição da FeLiB/2019 e manterá, nos dias da Feira, uma exposição de suas obras. Nascido em Recife (PE), mudou-se para Brasília em 1983. Trabalhou como desenhista em diversos jornais, revistas e agências de publicidade de Brasília e de São Paulo. Em 2004 fundou a empresa "Artefix Criações", especializada na elaboração de cartilhas ilustradas, gibis, revistas, catálogos, personagens, sites e livros, entre outros produtos. Em 2005, lançou o "Almanaque da Criança", revista ilustrada infantil.
35ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB)
Até 16 de junho, seg até sex, das 9h às 22h e sáb e dom, das 0h às 23h
Complexo Cultural da República – Esplanada dos Ministérios
Entrada gratuita
Comentários para "Feira do Livro de Brasília começa no Complexo Cultural da República. Entrada é gratuita":