×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 18 de janeiro de 2022

Festival abre inscrição e seleciona artistas negras para residência artística virtual

Festival abre inscrição e seleciona artistas negras para residência artística virtualFoto: Festival abre incrições gratuitas para artistas negras fazerem resisdência artística virtual

Festival abre incrições gratuitas para artistas negras fazerem resisdência artística virtual

Brasil De Fato | Porto Alegre - 13/01/2021 - 10:33:46

O EnCena Preta vai proporcionar intercâmbio gratuito com a artista britânica Marissa Lestrade

Realizando sua segunda edição, o Festival Frente Feminina (FFF) abre inscrições gratuitas até 24 de janeiro para a Residência Artística EnCena Preta: afetividades, ancestralidades e brasilidades em narrativas performáticas. A residência será realizada virtualmente, de 8 a 22 de fevereiro, com patrocínio do Programa Pontes, uma parceria do Oi Futuro e British Council que promove conexões e trocas com artistas do Reino Unido.

As inscrições gratuitas estão abertas até 24 de janeiro no site do Festival Frente Feminina. Podem se inscrever artistas negras, cis ou transexuais, a partir de 18 anos, do teatro, performance, dança, música, audiovisual, circo, palhaçaria ou linguagens correlatas às artes performativas. Na residência haverá tradução simultânea para o português.

O resultado editado e finalizado de cada uma das artistas vai integrar a programação do 2º FFF, que acontecerá em quatro finais de semana de março (dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28), mês de celebração da luta pelos direitos das mulheres.

O Festival

“Nosso festival ganhou este presente este ano. O Oi Futuro e o British Council vão proporcionar uma edição muito mais potente e ampliada. Vamos fazer uma conexão do Brasil com a Inglaterra, unindo 20 mulheres negras de todo o país com a artista britânica Marissa Lestrade, que tem um trabalho engajado com meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade na África”, celebra Larissa Mauro, curadora da Encena Preta com as atrizes Mariana Nunes e Shirley Cruz.

Idealizado por Larissa e pelas artistas brasilienses Anna Marques e Catarina Accioly como um festival voltado para mulheres artistas de Brasília, este ano o FFF assume como conceito temático o Afrofuturismo, que dialoga com a ideia do corpo negro no futuro. “Nesta edição, queremos celebrar os corpos e vozes das artistas negras do nosso país. Isto ajuda a resgatar a ancestralidade africana dessas artistas relacionando com o que significa ser artista negra no Brasil”, define Larissa.

A 1ª edição contou com seis dias de programação de espetáculos dirigidos e protagonizados somente por mulheres brasilienses, além de uma ficha técnica quase 80% feminina. Desta vez, serão escolhidas 10 artistas de Brasília e mais 10 de outros estados do Brasil. “Será um desafio realizar essa edição virtual, mas estamos otimistas pelo alcance que a internet pode proporcionar. Esta edição vai celebrar o (re)encontro de mulheres negras geograficamente distanciadas pela diáspora – e, agora, pela pandemia”, reflete.

Além disso, acrescenta, “queremos que essas 20 artistas possam representar a pluralidade e diversidade da artista negra brasileira. Por isso, estamos chamando artistas de comunidades urbanas e rurais. Queremos chegar às artistas das periferias, favelas, povos de terreiro, da floresta, comunidades quilombolas, assentadas da reforma agrária, em diferentes estados. Queremos mostrar a potência da cena artística negra do nosso país pelo olhar da mulher”.

Sobre a artista convidada

Marissa Lestrade é dramaturga, diretora de teatro e audiovisual e facilitadora de metodologia de levantamento de conteúdo autoral para empoderamento de meninas e mulheres advindas de áreas de vulnerabilidade.

Desenvolveu e escreveu variadas séries de drama televisivo para Netflix, Channel 4, Fox e BBC, mas está mais orgulhosa de seu trabalho com ONGs internacionais que desenvolvem e escrevem drama que capacita mulheres e meninas. Ela passou sete anos trabalhando no projeto Girl Effect, na Etiópia, para desenvolver, escrever e dirigir oito séries do drama de rádio "Yegna". Essa obra foi consumida por 8,5 milhões de pessoas e ganhou prêmios de Melhor Drama.

Marissa trabalhou em papéis semelhantes com a Purposeful Productions na Serra Leoa, Good Business no Botswana e em Gana e, com o aporte do British Council, na Tanzânia. Trabalhou com atrizes/atores escritores e jovens para criar histórias que ampliam vozes autênticas e realistas, a fim de capacitar, inspirar e transformar a vida de mulheres e meninas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.


Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko


Comentários para "Festival abre inscrição e seleciona artistas negras para residência artística virtual":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
“Me despeço para permanecer”: morre o poeta Thiago de Mello

“Me despeço para permanecer”: morre o poeta Thiago de Mello

Thiago de Mello na Praça Dom Pedro, no centro histórico de Manaus

Prefeitura de São Paulo cancela carnaval de rua

Prefeitura de São Paulo cancela carnaval de rua

Aumento de casos e internações por gripe e covid-19 motivou decisão

O carnaval do Distrito Federal de 2022 está cancelado

O carnaval do Distrito Federal de 2022 está cancelado

Seguindo a recomendação de médicos e infectologistas, todas as manifestações carnavalescas estão suspensas

Pernambuco; após Olinda, Recife também cancela carnaval de 2022

Pernambuco; após Olinda, Recife também cancela carnaval de 2022

Prefeitura alegou crescimento dos casos de gripe na cidade

Prefeitura de Olinda cancela tradicional carnaval em 2022

Prefeitura de Olinda cancela tradicional carnaval em 2022

Motivo do cancelamento foi o aumento do número de casos de Covid-19

SP autoriza concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari

SP autoriza concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari

A concessão é para a administração dos três parques - não haverá licitação individual para cada equipamento. O prazo das concessões será de 30 anos, com direito à prorrogação deste período.

Museus em SP oferecem combo com desconto para visitação

Museus em SP oferecem combo com desconto para visitação

Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca fazem promoção

Abel Ferreira lança livro com bastidores das conquistas como técnico do Palmeiras

Abel Ferreira lança livro com bastidores das conquistas como técnico do Palmeiras

Análises táticas e segredos da preparação para jogos importantes nas duas últimas temporada são alguns dos pontos altos da obra, que traz ainda imagens inéditas de bastidores.

Livro 'Viagem pelo fantástico' ganha edição dos 50 anos

Livro 'Viagem pelo fantástico' ganha edição dos 50 anos

Meio século depois, Viagem pelo Fantástico ganha nova edição, agora acrescida de um caderno suplementar com textos que contextualizam a trajetória de Kossoy

Carla Trabazo relata trabalho de combatentes em Uganda

Carla Trabazo relata trabalho de combatentes em Uganda

Carla escreveu um conto sobre um menino sequestrado que precisa matar outro para se livrar da própria morte, relato comum entre ex-crianças-soldados. É a história que abre o livro e única ficção.

Casa das Rosas abre inscrição para curso de escritores

Casa das Rosas abre inscrição para curso de escritores

Há vagas nas categorias jovem e adulto