Por G1 Df - 25/11/2020 - 13:43:00
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgou, nesta terça-feira (24), os selecionados para a 53ª edição do evento, marcado para ocorrer entre 15 e 20 de dezembro. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o festival não terá atividades presenciais, o público irá acompanhar os filmes pela internet e pela televisão.
O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial do DF e é considerado provisório, pois cabe recurso em até cinco dias, a partir da data de publicação. O prazo para recorrer segue trâmites legais em casos de seleções que usam verba pública.
A edição 2020 teve 698 inscritos (veja os selecionados mais abaixo ).
De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), dos seis filmes selecionados para a mostra oficial de longa-metragem, cinco são documentários, "dando vazão a homenagens viscerais ao cinema nacional e ao diálogo com figuras emblemáticas da cultura nacional".
Longas para Mostra Oficial
Longas da Mostra Brasília
Curtas da Mostra Brasília
Prêmios do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, os troféus Candago — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília/Divulgação
A edição de 2020 foi marcada por polêmicas. Em junho, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa chegou a anunciar o cancelamento do festival, por falta de verba. À época, o GDF argumentou que iria priorizar ações de governo no combate ao coronavírus e os efeitos econômicos da pandemia.
Três dias após o anúncio, no entanto, o secretário Bartolomeu Rodrigues voltou atrás e disse que o evento estava mantido. Segundo o secretário, o governador Ibaneis Rocha (MDB) havia garantido os recursos necessários.
Já no começo de outubro, a pasta cancelou o edital para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a organização da 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB).
A secretaria já tinha selecionado uma OSC como responsável pelo evento. No entanto, a medida provocou críticas da classe artística, que questionou a decisão. A partir daí, a própria secretaria assumiu a organização do festival.
Silvio Tendler, em imagem de arquivo — Foto: GloboNews
O curador do Festival de Cinema de Brasília deste ano é Sílvio Tendler. Considerado um dos mais importantes documentaristas da América Latina, ele produziu e dirigiu cerca de 80 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além séries.
No Festival de Brasília, Silvio Tendler foi consagrado com "Glauber, o Filme – Labirinto do Brasil", que recebeu o prêmio de melhor filme na categoria júri popular, em 2003. Também teve espaço no evento com "Encontro com Milton Santos (ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá)", que ganhou o prêmio do júri popular, em 2006.
Artistas se reúnem próximo à piscina do Hotel Nacional de Brasília em uma das edições do tradicional Festival de Cinema — Foto: Secretaria de Comunicação Social/Arquivo Público do DF/Reprodução
O festival nasceu, em 1965, como Semana do Cinema Brasileiro. A iniciativa foi do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, que estava à frente do primeiro curso superior de cinema da Universidade de Brasília (UnB).
Em 1967, o evento adotou o nome Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Nos anos de 1972 a 1974, o festival não foi realizado, no auge repressivo do regime militar, que impôs censura ao evento.
Em 2007, o Festival recebeu o registro de Patrimônio lmaterial pelo Governo do Distrito Federal.
Comentários para "Festival de Brasília divulga lista dos 30 filmes selecionados Ao todo, foram 698 inscritos":