×
ContextoExato
Responsive image

Funcionários do Iges-DF reclamam de atraso no pagamento de salário e férias

Funcionários do Iges-DF reclamam de atraso no pagamento de salário e fériasFoto: JP RODRIGUES/ METRÓPOLES

Remuneração deveria ter sido paga até o quinto dia útil de outubro. Instituto anunciou que débito será quitado nesta quinta-feira (8/10)

Isadora Teixeira - Metrópoles - 08/10/2020 - 18:36:05

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) atrasou o pagamento dos salários referentes a setembro, que deveria ter sido feito até essa quarta-feira (7/10), e das férias dos funcionários.

A remuneração dos dias trabalhados no mês passado tinha de ser paga até o quinto dia útil, ou seja, na quarta. O diretor-jurídico do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), Newton Batista, disse à coluna Grande Angular que os problemas com o atraso das férias começaram na semana passada.

“A gente vinha tendo problemas com relação a atraso no pagamento das férias dos funcionários do Iges-DF. Eles procuraram o sindicato, e nós pedimos ajuda ao deputado distrital Jorge Vianna (Podemos). Segundo o parlamentar me disse, o instituto informou que regularizaria a situação ainda hoje [quinta-feira (8/10)]”, afirmou.

“Está todo mundo esperando não apenas o pagamento das férias, mas também do salário. Os funcionários entraram em pânico”, ressaltou.

Um empregado do Iges-DF, que pediu para não ser identificado, disse à coluna que o instituto efetuava o pagamento do salário no dia 1º de cada mês, mas em setembro a rotina mudou e os servidores passaram a receber as remunerações no quinto dia útil. “O atraso não era comum antes”, pontuou.

O Iges-DF é responsável pelo Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) do DF.

O problema vem à tona no mesmo dia em que o Metrópoles noticiou que o Hospital de Base, a maior unidade de saúde da capital do país, ficou desabastecida de papel higiênico, sabão neutro e toalhas de mão descartáveis. Trabalhadores organizaram uma vaquinha para comprar os itens.

Problema técnico

Na quarta-feira, o Iges-DF informou ao Metrópoles que o pagamento das férias de colaboradores seria retomado entre quarta e quinta-feira. “Em razão de problemas de ordem técnica, o banco responsável pelo depósito não fez o repasse na data prevista”, disse.

Por meio de nota enviada nesta quinta-feira, a direção do Iges-DF informou que houve um problema técnico junto ao banco, mas a pendência foi resolvida e “efetuou o pagamento dos colaboradores, que cai nesta quinta-feira, assim como as férias”.

“Conforme legislação vigente, o pagamento é efetuado até o quinto dia útil. Sobre os pagamentos de meses anteriores, estão todos em dia”, disse.

O Iges-DF disse que pagamento dos colaboradores será efetuado nesta quinta-feira (8/10)

Em comunicado, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) informou que houve problema técnico junto ao banco para o pagamento dos saláriosReprodução

A respeito da ausência dos produtos de higiene, o Iges-DF afirmou que “a empresa responsável pelo abastecimento dos produtos de higiene do Hospital de Base já foi acionada para fazer a devida reposição do material”.

O Iges ressaltou tratar-se de “um problema pontual” e pediu “desculpas aos pacientes, familiares e colaboradores”.

Colaborou Manoela Alcântara

Comentários para "Funcionários do Iges-DF reclamam de atraso no pagamento de salário e férias":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório