Por: Jornal Destak / Foto: Toninho Tavares/agência Brasília - 25/12/2018 - 13:05:22
O governo do Distrito Federal autorizou que os agentes das unidades de internação da capital usem duas armas não letais para controlar menores infratores detidos: bastão tonfa (cassetete) e spray de extratos vegetais (gás lacrimogêneo). A autorização foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (24) e já passa a valer imediatamente.
Segundo a regulamentação, os bastões podem ser usados como equipamento de proteção individual pelos agentes socioeducativos. Para isso, é preciso apresentar diploma do curso de "operação" dos cassetetes.
Os instrumentos, de acordo com o texto do Diário Oficial, deverão ser empregados nas seguintes situações:
-defesa da vida de adolescentes,
-servidores e terceiros,
-nos casos de crise em que seja necessária a contenção, após esgotadas as tentativas de mediação e negociação.
Já o gás lacrimogêneo, feito com base de extratos vegetais, poderá ser administrado apenas pelos servidores da gerência de segurança e pelas chefias de plantão. O uso também é condicionado a uma capacitação dos profissionais do socioeducativo.
Segundo a ordem de serviço, o spray deverá ser utilizado somente em "situações de crise", quando o diálogo e as tentativas de mediação não tiverem surtido efeito.
Na publicação o GDF especificou que caso um servidor faça o uso do item, ele terá de justificar o emprego do equipamento em uma ocorrência e seguir uma série de determinações. A lista inclui apontar o número de registro do produto, quais adolescentes foram atingidos e por quanto tempo o gás foi acionado.
A comunidade internacional deve defender a Carta das Nações Unidas e se esforçar para manter a paz em um mundo volátil, disse ele.
Segundo analistas, trata-se de uma "mudança de maré" provocada pelo descontentamento com governantes anteriores.
A Polícia Federal brasileira informou que a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise
Jair Bolsonaro na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em 14 de junho de 2022 © Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A Educação Não Pode Esperar
A empresa, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, anunciou abertura que vai gerar mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.
Milhares de burquinenses que se deslocaram pelo massacre em Seytenga encontraram segurança além da fronteira com o Níger.
Acordo foi assinado em março de 2011, no governo Dilma Rousseff, e entrou em vigor em maio de 2018, na gestão de Michel Temer, após aprovação pelo Congresso.
Aliados de Bolsonaro acham que presidente errou
O logotipo do Acnur é apresentado, pela primeira vez, no uniforme dos jogadores da principal equipe masculina e feminina do time espanhol
Apesar de toda a movimentação militar em Atalaia, amigos de Pelado continuam entrando e saindo de terras indígenas com embarcações que levam freezers para pescados
Comentários para "GDF autoriza uso de cassetete e gás lacrimogêneo em unidades de internação":