Correio Braziliense - 14/01/2021 - 08:51:58
A lei é de autoria do deputado distrital Daniel Donizet (PL) e foi publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (13/1)
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que proíbe a manutenção de animais em correntes ou objetos semelhantes na capital. A sanção foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (13/1).
Autor da Lei 6.787/2021, o deputado distrital Daniel Donizet (PL) diz que o objetivo é evitar os maus-tratos. "Recebo inúmeras denúncias de cachorros presos em correntes, embaixo de sol e chuva, 24 horas por dia. Muitas vezes, esses animais ficam sem acesso a água e comida. Se prejudica o bem-estar do animal, é maus-tratos e deve ser proibido", disse ele.
Manter animal preso em correntes e similares já é considerado maus-tratos pela Lei Distrital Nº 6142/2018. Porém, segundo o deputado, a fiscalização é precária e a quantidade de pessoas que insiste em manter cães acorrentados ainda é grande no DF. "Muitas pessoas alegam que acorrentam para evitar que o cachorro fuja ou ataque alguém, mas isso não é justificativa. Sempre há opções mais adequadas para o animal. A construção de um canil ou um simples portão com tranca já resolve o problema. Tem gente que acorrenta por falta de informação e discernimento, não tem consciência do mal que está fazendo ao pet", afirmou.
O parlamentar alerta para a necessidade de a população denunciar os casos de acorrentamento dos animai s. Para ele, se houver punição, a tendência é que a prática diminua significativamente. "Não existe fiscalização, portanto, todos devemos ajudar os animais denunciando pra Polícia pelo 190 ou 197. Se tiver receio de retaliação, a denúncia pode ser anônima. Devemos exigir que a Lei seja cumprida", afirmou o deputado.
O deputado ressalta ainda que é direito dos animais ter suas necessidades básicas garantidas como brincar, correr e ter uma vida saudável. "Fico sabendo de casos de cachorros presos em correntes com menos de um metro de comprimento. Além de cruel, isso é desumano. Não se pode limitar o espaço de movimento adequado às espécies sob hipótese alguma", disse ele.
Além dos cuidados com a integridade do animal, é muito importante o afeto trocado com o pet
Segundo Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, diversos episódios podem causar traumas nos pets e, por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados.
Doggi lança a 'licença PETernidade', benefício que assegura dois dias de folga para colaborador cuidar dos novos amigos
Doações voluntárias são para o centro cirúrgico do Serviço Público Veterinário (Hvep) e podem ser entregues até o dia 31 de agosto; parte das doações também pode ir para os Amigos da Zoonose
Incorporados à dieta dos pets, esses suplementos alimentares colaboram com a qualidade de vida e longevidade
Prazo para quem quiser reagendar o procedimento não deve exceder um mês da primeira data marcada, salvo em casos de doença do animal
Animais estavam sem comida em casa de condomínio no interior paulista
O bombardeio ao Zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv na Ucrânia, repercutiu a possibilidade de sacrificar aproximadamente 6.180 animais nos próximos dias.
Entenda os motivos que podem causar tremores em um cão
Em meados do ano passado, o debate chegou à corte Paraibana. Lá, se aproximando dos entendimentos acima, da mesma forma se reconheceu a falta de legislação que preveja a capacidade postulatória dos animais.
Um serviço de animais do estado norte-americano da Flórida alertou contra a disseminação de um vírus que representa um
Comentários para "Governador Ibaneis Rocha sanciona lei que proíbe acorrentar animais no Distrito Federal":