×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de outubro de 2018


Governo reconhece estado de emergência em 16 municípios

Governo reconhece estado de emergência em 16 municípios

Metade das localidades está em Santa Catarina

Por Ivana Sant’anna – Foto: Reprodução - 21/02/2018 - 16:19:59

As águas de março fecham o verão, já dizia Tom Jobim. Mas neste 2018, o verão ainda nem acabou e a chuva causa grandes prejuízos em 16 municípios brasileiros. O ministério da Integração Nacional decretou estado de emergência para estas localidades, a maioria no estado de Santa Catarina. O governo federal autorizou a liberação de recursos para recuperar municípios mineiros e catarinenses.  As portarias já foram publicadas no Diário Oficial da União. 

Em Santa Catarina, as cidades de Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú, Gaspar e Penha (onde está o Beto Carrero World), do Vale do Itajaí, estão na lista dos municípios com reconhecimento federal. Em Balneário Camboriú, por exemplo, a chuva intensa causou alagamentos em diversos bairros e o vento derrubou árvores sobre as residências. 

Outros oito municípios estão distribuídos nas regiões Nordeste (Icapuí/CE e Frei Paulo/SE), Norte (Marabá/PA), Centro-Oeste (Nova Roma/GO e Eldorado/MS) e Sudeste (Ponto dos Volantes/ MG, Cachoeira de Pajeú/MG e Mariápolis/ SP). No litoral leste do Ceará, a situação é mais tensa. O município de Icapuí sofre o impacto do avanço do mar, que já ultrapassa áreas de aterramento dos postes de iluminação e aumenta o risco de queda da estrutura. A Prefeitura chegou a decretar calamidade pública em quatro praias: Barrinhas, Barreiras da Sereia, Peroba e Redonda. O Ministério da Integração já repassou recursos para reconstrução de moradias de famílias, creche, estradas vicinais e para a construção de um muro de contenção.

Foi a estiagem que provocou a situação de emergência na cidade sergipana de Frei Paulo e nos municípios mineiros de Ponto dos Volantes e Cachoeira de Pajeú, do Vale do Jequitinhonha. As chuvas intensas afetaram Eldorado (MS) e Mariápolis (SP) e desencadearam enxurradas em Nova Roma (GO) e inundações em Marabá (PA). Com a medida, as prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais.

Municípios que precisarem solicitar o apoio emergencial do governo devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, na internet. O site éhttps://s2id.mi.gov.br. 

Comentários para "Governo reconhece estado de emergência em 16 municípios":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório