×
ContextoExato

Grafite toma conta de obra pública no centro de Brasília

Grafite toma conta de obra pública no centro de BrasíliaFoto: AGÊNCIA BRASÍLIA

Setenta e seis artistas colorem 560 metros de tapume que cercam a reforma da Praça do Buriti, no Eixo Monumental

Ana Luiza Vinhote, Da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson - 16/06/2021 - 09:34:49

Os tapumes cinzas que cercam a reforma da Praça do Buriti, no Eixo Monumental, estão ganhando cor. Setenta e seis artistas começaram a grafitar o cercado nesta terça-feira (15). Com materiais doados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), os grafiteiros seguem com o trabalho voluntário até este domingo (20). Os artistas foram divididos em grupos para não causarem aglomerações.

Titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues destaca que a capital do Brasil é um dos maiores centros de arte urbana do país. “O papel da arte urbana é ocupar os espaços que estão disponíveis. Ao invés de verem uma paisagem cinza, a população ganhou uma exposição incrível ao ar livre”, ressalta o secretário.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Thaís Nunes, 27 anos, a ‘Mandy’, participa da ação. Para ela, o grafite nos tapumes fará diferença na paisagem da capital. “Traz um colorido para a cidade e dá destaque à obra pública”, diz | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“O grafite está sendo pintado na extensão dos 560 metros de tapume que estão cercando a obra”, explica o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) – responsável pela empresa contratada para fazer a reforma da praça – , Fernando Leite. “Todo o trabalho está sendo executado por artistas locais, que receberam toda a estrutura e suporte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa”, diz.

Thaís Nunes, 27 anos, mais conhecida como Mandy , é uma das artistas que participa da ação. Para ela, o grafite nos tapumes fará toda a diferença na paisagem do centro da capital. “Traz um colorido para a cidade e dá destaque à obra pública. Enquanto os serviços estiverem rolando, as pessoas podem aproveitar, apreciar, tirar fotos”, comenta a moradora de Sobradinho II.

Leia também

A força feminina no grafite do DF

Estudantes descobrem Planaltina pelo grafite

Grafite para celebrar o aniversário de Ceilândia

Obra

A obra para reformar a Praça do Buriti está a cargo de empresa contratada pela Novacap. O investimento para fazer as melhorias necessárias nas fontes, chafarizes, refletores e nos sistemas elétrico e hidráulico é de R$ 2 milhões. A última reforma no monumento ocorreu em 2014, quando foram feitos reparos pontuais. Depois disso, as fontes foram desligadas por falta de manutenção.

A previsão é que o serviço dure 120 dias e gere 30 empregos. A proposta do governo é devolver o espaço à população para que a praça possa receber o prestígio de outros tempos. O sistema das fontes vai ser todo reformado. Entre os serviços estão a impermeabilização, a restauração de chafarizes, das bombas de alta pressão e do concreto que delimita a área das fontes. Os atuais refletores serão substituídos pelos de lâmpadas em LED. Os quadros elétricos também serão trocados.

Comentários para "Grafite toma conta de obra pública no centro de Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório