×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 24 de outubro de 2021

Hospital da Segurança provoca polêmica entre policiais militares

Hospital da Segurança provoca polêmica entre policiais militaresFoto: PMDF

Secretário de Segurança vai ao Planalto em busca de recomposição das forças policiais

Por Ana Maria Campos-correio Braziliense - 15/06/2019 - 07:52:50

Entre policiais militares, a repercussão sobre a criação do Hospital da Segurança Pública repercutiu muito mal. Oficiais reclamam de ter de dividir a unidade com a Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros, que já possuem policlínicas. “Nosso hospital nunca foi concluído porque nunca houve apoio”, afirma um coronel. Outros usam tons bem menos educados ao se referirem à decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de entregar à Secretaria de Segurança Pública do DF a implantação da unidade construída no Setor Policial Sul para PMs. Mas o entendimento do governo é de que, com uma ação conjunta, será possível melhorar o atendimento do hospital, com disponibilização de todas as especialidades.


Secretário de Segurança vai ao Planalto em busca de recomposição das forças policiais


O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, esteve ontem no Palácio do Planalto para discutir questões técnicas e legislativas para a autorização do pagamento da paridade dos salários de policiais civis aos da Polícia Federal e a recomposição da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na reunião com o subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira Francisco, Torres pediu apoio junto ao deputado Filipe Barros (PSL/PR), relator dos PLNs que incluem a previsão do reajuste na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, para aprovação dos textos. O entendimento do GDF era de que não seria necessário incluir a previsão do reajuste na lei orçamentária da União, mas a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, pensa diferente. O governador Ibaneis Rocha e o secretário de Segurança, então, se adequaram a essa exigência. No caso da Polícia Civil, já há uma proposta, de pagamento em seis parcelas, até 2021. Para as demais forças, ainda não há um acordo. A recomposição está sob análise na Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão.



Paciência


Delegado da Polícia Federal, Anderson Torres pede paciência aos integrantes das forças de segurança. “É uma prioridade para nós. Pedimos calma, pois é um processo longo, mas tenho certeza de que será vitorioso”, garante. A concessão do reajuste depende de autorização federal, mas o mais importante é dinheiro no cofre. Como os reajustes saem do Fundo Constitucional do DF, a aprovação da medida fica vinculada à disposição do governo Ibaneis.

No orçamento da União


Muita gente estranhou que os reajustes da Polícia Civil, da PM e do Corpo de Bombeiros não tenha sido previsto na LDO de 2020 enviada à Câmara Legislativa. O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, explica que a despesa é incluída no orçamento da União.


Respeito à Presidência


Ao chamar o presidente Jair Bolsonaro pelo nome, o general Santos Cruz, demitido da Secretaria de Governo, sempre deixou uma impressão entre pessoas próximas de que ainda encarava o chefe do Executivo como um capitão, subordinado na hierarquia militar. Ontem, em conversa com jornalistas, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, fez questão de explicar que sempre chamou Bolsonaro de senhor por respeito ao cargo. “Trato de senhor porque quero dar o exemplo (de respeito) de uma instituição que, se não é a mais importante, está entre as três mais importantes”, explicou.


Esquentados


Na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), durante o governo de Michel Temer, o general Santos Cruz teve embates com o ex-diretor-geral da Polícia Civil Jorge Xavier e com o então deputado Laerte Bessa.


Homenagens


O presidente Jair Bolsonaro foi um dos escolhidos para receber medalha de honra do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Justificou a ausência, mas não participou da solenidade. Uma das autoridades prestigiadas foi a comandante-geral da Polícia Militar do DF, Sheyla Sampaio.

Só papos

“Essa facada foi muito estranha. Uma facada que não teve sangue, que os seguranças ao invés de protegerem o Bolsonaro protegeram o esfaqueador...”

Ex-presidente Lula, em entrevista da prisão

“Um presidente da República desonesto tinha que tomar uma prisão perpétua. Um presidente da República desonesto destrói o conceito do país. Isso é o cúmulo, ele ainda aventar a hipótese da facada ser mentira. E será que o câncer dele foi mentira?”


General Augusto Heleno, chefe do gabinete de Segurança Institucional

Comentários para "Hospital da Segurança provoca polêmica entre policiais militares":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Aumenta circulação de subvariante Delta em Belém do Pará

Aumenta circulação de subvariante Delta em Belém do Pará

“Nessas análises a Sesma detectou uma uma subvariante Delta, a AY.33, circulando em Belém e que pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR”, informou, em nota, a secretaria.

Chuvas em outubro se aproximam da média histórica no DF

Chuvas em outubro se aproximam da média histórica no DF

Chuvas de outubro já se aproximam da média histórica para o mês do DF

Laboratório do DF é referência nacional e auxilia no controle da raiva

Laboratório do DF é referência nacional e auxilia no controle da raiva

Laboratório foi criado em 1978, quando ocorreu o único caso de raiva humana no Distrito Federal

Como lidar com o trânsito na volta ao trabalho presencial?

Como lidar com o trânsito na volta ao trabalho presencial?

Para ajudar os motoristas a lidar com o tempo de deslocamento, o aplicativo de navegação Waze se uniu à plataforma de meditação Headspace. Ao utilizar o tema da parceria, os usuários podem aprender sobre relaxamento e concentração, além de ser lembrados de focar no presente.

ONU pede que Bolsonaro reveja veto à distribuição de absorventes

ONU pede que Bolsonaro reveja veto à distribuição de absorventes

No documento, relatores da ONU pedem ao governo Jair Bolsonaro que "tome todos os passos necessários para tornar lei o Projeto de Lei e os artigos que foram vetados".

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Formação online é resultado de parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília e oferecerá 300 vagas

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Viaje com a gente e saiba um pouco mais sobre o rico e diversificado turismo na capital do Amazonas

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Colegiado terá a missão de formular políticas e iniciativas que promovam a segurança nos destinos nacionais.

Estudantes cobram da Capes pagamento de bolsas

Estudantes cobram da Capes pagamento de bolsas

UNE protocolou um ofício cobrando uma urgente reunião com a presidência da CAPES

Com autorização da Aneel, conta de luz no DF terá reajuste de 11,6%

Com autorização da Aneel, conta de luz no DF terá reajuste de 11,6%

A tarifa residencial no DF, que ocupava o 51º lugar do ranking nacional sendo uma das mais baixas do país, passa a ocupar a 36º posição.

Biotic sedia lançamento do programa ‘Centelha’ no DF

Biotic sedia lançamento do programa ‘Centelha’ no DF

Presente à cerimônia de lançamento, o vice-governador Paco Britto assegurou que o Centelha será um programa-modelo no DF