×
ContextoExato
Responsive image

Ibaneis Rocha: “Brasília tem tudo para sair da crise antes dos estados”

Ibaneis Rocha: “Brasília tem tudo para sair da crise antes dos estados”Foto: André Borges - Metrópoles

Governador fez a declaração ao anunciar construção de sete UPAs. DF saiu na frente com medidas restritivas de combate ao coronavírus

Lilian Tahan E Isadora Teixeira - Metrópoles - 13/04/2020 - 16:46:37

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta segunda-feira (13/04), a ordem de serviço para construção de sete unidades de pronto atendimento (UPAs) no DF. A cerimônia foi transmitida pelas redes sociais. Na ocasião, o emedebista disse que as UPAs serão construídas em “prazo recorde” e iniciarão os atendimentos ainda este ano. As obras custarão R$ 28,1 milhões.

Durante a assinatura, Ibaneis afirmou que o DF “tem tudo” para sair da crise provocada pela pandemia de coronavírus antes das outras unidades da Federação.

“Certamente, como tivemos as medidas mais duras e radicais no momento correto, Brasília tem tudo para sair dessa crise antes dos demais estados”, destacou.

“Espero que todos os estados possam sair rapidamente, mas tenho certeza de que a nossa condução e o apoio de todos fazem com que Brasília tenha determinado conforto e vamos trabalhar com responsabilidade para que as coisas voltem à normalidade”, acrescentou.

O DF saiu na frente com medidas restritivas para combater a pandemia. A maior parte do comércio está proibida de funcionar até 3 de maio na capital do país. Já as aulas das escolas públicas e particulares não podem voltar antes de 31 de maio.

“Esperamos sair desta crise o mais rápido possível, como já estamos fazendo: liberando determinados setores, olhando o impacto disso junto à sociedade e ao transporte público”, frisou o titular do Palácio do Buriti.

Isolamento social

A capital do país voltou a ocupar o 1º lugar no ranking das UFs onde a população mais fica em casa, mas, durante o feriado, esteve na 4ª posição.

“Não tem ninguém preso na cidade. O DF tem obedecido e as pesquisas apontam que temos tido em torno de 60% da população em seus lares, o que tem feito os números se manterem dentro de uma curva e o que nos permite trabalhar de uma forma tranquila com saúde da população”, disse Ibaneis.

O governador anunciou ainda a criação de 400 equipes completas de saúde da família neste mês. “Vai ajudar a atender essas famílias, buscar os doentes em suas residências”, explicou. “Temos 600 equipes no DF e faltam 200 para serem totalmente integralizadas. Pretendemos fazer ainda ao longo deste ano”, pontuou.

O governador disse que implementará uma Cidade Cirúrgica para realização de procedimentos de hérnia, vesícula e vasculares. “São cirurgias rápidas para que a gente possa desafogar o sistema. Isso corresponde a 30% da necessidade de cirurgias no Distrito Federal”, assinalou.

Comentários para "Ibaneis Rocha: “Brasília tem tudo para sair da crise antes dos estados”":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório