Estadão Conteúdo - 05/06/2022 - 12:06:45
Comove ouvir o discurso do empresário Bernardo Paz, fundador de Inhotim, a favor das populações indígenas e dos negros - e o museu a céu aberto abriu um pavilhão permanente só para a fotógrafa Claudia Andujar exibir as fotos que fez dos ianomâmis e um outro temporário para contar a trajetória de Abdias do Nascimento e seu Teatro Negro (mais informações na página C4).
É o discurso de um homem sofrido, subestimado pelo pai, que fez fortuna incorporando mineradoras e plantando eucaliptos no Cerrado, até chegar a administrar um conglomerado de 29 empresas na área de mineração e siderurgia. O grupo, segundo notícia divulgada antes da pandemia, teria sido vendido por US$ 1,2 bilhão para uma estatal chinesa, soma que liquidaria as dívidas dos sócios, mas esse negócio é negado por Paz. "Não vendi nada para os chineses. Quem cuida das minhas empresas é o meu irmão Cláudio."
Família é um núcleo importante na vida de Paz, casado várias vezes (uma com a pintora Adriana Varejão, que tem pavilhão em Inhotim). "Doei tudo o que está aqui em Inhotim e nenhum dos meus sete filhos brigou por causa de minha decisão", conclui. "Posso garantir que eles ficaram felizes."
HOTEL. Para garantir a sustentabilidade do instituto, o empresário retomou as obras de construção do hotel e estaria empenhado na instalação de um aeroporto em Brumadinho, mas perdeu a licença e não conseguiu ainda sua aprovação. Esse é um item fundamental num projeto que pretende atrair cada vez mais visitantes estrangeiros, pois Inhotim fica a uma hora de viagem de Belo Horizonte. "Lá fora, quando você conversa com diretores de museus e curadores sobre o Brasil, todos só lembram de Inhotim", diz ele.
Paz criou um conselho de 20 notáveis que não dão só palpites sobre a administração de Inhotim, mas pagam para ajudar na manutenção do patrimônio. "Nada mais justo", argumenta. "Se eles são patronos do MoMA e da Tate, por que não ajudar um museu brasileiro?" As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte: Estadão Conteudo
Sabe-se que as primeiras casas foram construídas pelos bandeirantes vindos de Atibaia, em São Paulo, porque Camanducaia ficava situada, naquela época, num dos roteiros mais seguidos pelos desbravadores paulistas.
Neste roteiro de fé, cultura e oportunidades, São Gonçalo do Amarante se encontra no Rio Grande do Norte
Voos ficam mais caros em datas festivas e períodos de alta temporada
Um dos pontos turísticos mais tradicionais de José de Freitas é a Barragem do Bezerro
Há mais de 23 anos convivendo com a comunidade do município, Jonas Bloch mostra a forte vocação da cidade para o turismo
Veja abaixo quais são os 9 top destinos do momento, de acordo com a Duo & Ecco.
Visibilidade e experimentação
Ranking dos parques urbanos do país
Ainda segundo Hayrton, diferente do que se pensa, Noronha ultimamente não tem sido de muitos estrangeiros.
Local foi fechado para visitação no início da pandemia
Ponto de encontro é a Praça da Colmeia, no Pátio Metrô São Bento
Comentários para "Inhotim expande seu território com novos pavilhões e jardim botânico":