×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 24 de outubro de 2021

Inquérito vai apurar gravação de conversa entre comandante da PM de Brasília e antecessor

Inquérito vai apurar gravação de conversa entre comandante da PM de Brasília e antecessorFoto: PMDF

Dois delegados no Detran

Por Ana Maria Campos-eixo Capital - 13/06/2019 - 12:20:08

A Polícia Militar do DF abriu inquérito policial militar para apurar o teor e a forma como foram realizadas as gravações de uma conversa entre a comandante-geral da corporação, Sheyla Sampaio, e seu antecessor, Marcos Nunes. O encontro ocorreu durante a gestão do coronel Nunes, hoje reformado, no gabinete do comando-geral e tratou de critérios de promoções de oficiais. O caso está despertando muitos rumores nos bastidores.


Dois delegados no Detran


O delegado aposentado da Polícia Federal (PF) Valmir Lemos integra a equipe de Alírio Neto no Detran, como o segundo na hierarquia. Ex-secretário de Segurança Pública do DF, Valmir está tocando o departamento enquanto o chefe e amigo se recupera no Hospital Sírio-Libanês. Quando Alírio retornar ao trabalho, serão dois delegados no comando do órgão. O Detran está sob investigação pelo Ministério Público e pela Polícia Civil do DF de irregularidades em licitação para semáforos na gestão do antecessor de Alírio, Fabrício Moura.


Alírio se recupera na UTI do Sírio-Libanês


O diretor do Detran/DF, Alírio Neto, se recupera no Hospital Sírio-Libanês de três AVCs que sofreu nos últimos 20 dias. Ele está sendo atendido na UTI da unidade por uma equipe multidisciplinar. Mas está animado e, segundo amigos, disposto a voltar logo ao Detran. Depois do segundo AVC, há duas semanas, ele chegou a perder a memória recente e ficou com a visão turva. Mas está se recuperando e fazendo fisioterapia, sem sequelas motoras, com visitas liberadas apenas para a família. Para corrigir uma anomalia detectada no coração, um forame oval, é possível que Alírio precise se submeter a um cateterismo. A expectativa da família é de que, se tudo correr bem, ele poderá ter alta até a próxima semana.

Membro do CNJ vai assumir na Casa Civil


O novo chefe da Casa Civil do DF é o advogado Valdetário Andrade Monteiro. Membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por indicação do Conselho Federal da OAB, ele foi presidente da entidade no Ceará e é irmão do deputado Odorico Monteiro (PSB/CE). Na Secretaria de Governo, assume José Humberto Pires, que já exerce as funções de coordenador das ações da gestão de Ibaneis Rocha.


Palestrando em favor da mulher


Especialista em Direito da Mulher, a administradora de Brasília, Ilka Teodoro, não descuida do tema que abraçou. Ela fará amanhã a palestra “Violência Doméstica e Formas de Enfrentamento” às 9h, na abertura da programação da 2ª Semana de Saúde Viva Mais da Hplus Hotelaria. “Sigo difundindo ações preventivas. O combate à violência doméstica é tão relevante que todos precisamos tratar do assunto”, diz. A palestra é gratuita, no espaço de eventos do hotel Fusion Hplus Express+, no Setor Hoteleiro Norte.


 (Reprodução/Instagram)
 (Reprodução/Instagram)

Amor nos tempos de Vaza-Jato


No Dia do Namorados, ontem, a advogada Rosângela Moro postou uma foto ao lado do marido, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com vários corações e uma citação a Pablo Neruda: “Pois o amor é feito espelho: tem que ter reflexo”. Mais cedo, ela também adotou um tom menos romântico e mais político, em defesa do marido, que está no olho do furacão com vazamento de mensagens, possivelmente roubadas por um hacker. “#SomosTodosLavaJato” e “Lugar de corrupto é na cadeia”.




À QUEIMA-ROUPA

 (Carlos Vieira/CB/D.A Press)


Arthur Trindade

Sociólogo, ex-secretário de Segurança Pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

“Se os conteúdos se confirmarem, Moro perderá as condições políticas para aprovar leis no Congresso Nacional e propor acordos com os governadores e prefeitos”

O que é mais grave: invadir o telefone de autoridades públicas ou o conteúdo do que essas autoridades tratavam?

As duas coisas são graves. Hackear mensagens é crime. Em se tratando de autoridades, é mais grave ainda. Mas não podemos fingir que desconhecemos o conteúdo das mensagens.


Pelo que o site The Intercept publicou até agora, houve uma conduta ilegal entre o então juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava-Jato?

Aparentemente os conteúdos divulgados configuram desvio de conduta. Mas creio que ainda é cedo para vereditos. O que chama a atenção até agora é que o ministro e o procurador não desmentiram as mensagens.


Essa conduta compromete a credibilidade da Lava-Jato?

Haverá muita discussão sobre isso. Mas creio que o volume e a robustez das provas utilizadas na grande maioria dos casos não deixam dúvidas sobre os crimes cometidos.


Acha que as condenações, inclusive do ex-presidente Lula, podem ser revistas?

Os conteúdos divulgados no domingo levantaram uma grande dúvida sobre a imparcialidade do julgamento do caso do tríplex.


E a permanência de Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública? Ele deve se afastar?

Se os conteúdos se confirmarem, Moro perderá as condições políticas para aprovar leis no Congresso Nacional e propor acordos com os governadores e prefeitos. Em suma, perderá autoridade política.


É possível descobrir quem invadiu os telefones?

Sim. A Polícia Federal tem condições técnicas para descobrir a fonte. Mas há também a hipótese de que as informações foram vazadas por alguém.


Acha que o trabalho do The Intercept é correto, independentemente da fonte?

O trabalho de jornalismo investigativo tem sido muito útil para revelar casos de desmandos e corrupção. Por conta do seu trabalho, o jornalista Glenn Greenwald recebeu os prêmios Pulitzer nos Estados Unidos e Esso no Brasil.

Comentários para "Inquérito vai apurar gravação de conversa entre comandante da PM de Brasília e antecessor":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Saúde celebra Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Saúde celebra Dia Mundial de Combate à Poliomielite

A prevenção à pólio, doença viral infecto contagiosa, começa ainda na infância. Último caso da doença no DF foi notificado em 1987. No Brasil, em 1988.

Combate à intolerância religiosa reforça liberdade de crenças

Combate à intolerância religiosa reforça liberdade de crenças

Dia distrital de luta será marcado pela realização do 4º Diálogos com o Comitê Distrital da Diversidade Religiosa, vinculado à Sejus

Aumenta circulação de subvariante Delta em Belém do Pará

Aumenta circulação de subvariante Delta em Belém do Pará

“Nessas análises a Sesma detectou uma uma subvariante Delta, a AY.33, circulando em Belém e que pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR”, informou, em nota, a secretaria.

Chuvas em outubro se aproximam da média histórica no DF

Chuvas em outubro se aproximam da média histórica no DF

Chuvas de outubro já se aproximam da média histórica para o mês do DF

Laboratório do DF é referência nacional e auxilia no controle da raiva

Laboratório do DF é referência nacional e auxilia no controle da raiva

Laboratório foi criado em 1978, quando ocorreu o único caso de raiva humana no Distrito Federal

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Formação online é resultado de parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília e oferecerá 300 vagas

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Viaje com a gente e saiba um pouco mais sobre o rico e diversificado turismo na capital do Amazonas

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Colegiado terá a missão de formular políticas e iniciativas que promovam a segurança nos destinos nacionais.

Estudantes cobram da Capes pagamento de bolsas

Estudantes cobram da Capes pagamento de bolsas

UNE protocolou um ofício cobrando uma urgente reunião com a presidência da CAPES

Com autorização da Aneel, conta de luz no DF terá reajuste de 11,6%

Com autorização da Aneel, conta de luz no DF terá reajuste de 11,6%

A tarifa residencial no DF, que ocupava o 51º lugar do ranking nacional sendo uma das mais baixas do país, passa a ocupar a 36º posição.

Biotic sedia lançamento do programa ‘Centelha’ no DF

Biotic sedia lançamento do programa ‘Centelha’ no DF

Presente à cerimônia de lançamento, o vice-governador Paco Britto assegurou que o Centelha será um programa-modelo no DF