×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 18 de maio de 2022

Inscrições abertas para cursos de Gestão de Projetos, Audiovisual e Teatro

Inscrições abertas para cursos de Gestão de Projetos, Audiovisual e TeatroFoto: Aula Prática_Educação e Cultura - Divulgação

Partindo do universo do circo, o projeto de capacitação inicia a criação de um espetáculo realizado por aprendizes, que será apresentado ao fim da formação.

Redação Com Agência - 07/05/2022 - 10:13:19

Entre 16 de maio e 23 de agosto, o projeto de capacitação “Educação e Cultura” realiza sua segunda etapa, cuja inspiração principal é o universo circense. Com a proposta de montar e apresentar um espetáculo ao fim da formação, a organização abre inscrições para cursos presenciais no Centro Universitário IESB (Campus Ceilândia) em 3 diferentes áreas: Gestão de Projetos com Jade Oliveira, Audiovisual com Ana Flávia e Teatro com Mila Ellen.

Este projeto é realizado pela Associação Cresce DF, tem fomento da Secretaria Especial do Ministério do Turismo e apoio da Central Única das Favelas DF (Cufa DF).


O coordenador pedagógico da iniciativa, Rafael Soul, explica a relação entre o mote escolhido e a formação direcionada à comunidade periférica, proposta pelo “Educação e Cultura”: “o circo e as expressões que o compõem, como o mágico, o equilibrista, o palhaço e o contorcionista, fazem alusão sutil ao morador das favelas e das periferias, que precisam, em seu cotidiano, fazer mágicas, contorcionismos, equilíbrios para enfrentar os desafios diários da vida, sem deixar de sonhar”.



Resultados alcançados


Na primeira etapa do “Educação e Cultura”, ocorrida entre fevereiro e março, os cursos foram de Fotografia, Roadie, Empreendedorismo e Cenografia. A boa notícia é que parte desses jovens já estão atuando na área e colocando os conhecimentos, adquiridos durante a formação, em prática.

Para Tatiana Reis, professora de Fotografia, o projeto chega em um momento crucial.

“Estamos vivendo um período pós-pandêmico no qual muitas pessoas perderam o emprego ou mudaram de área, e a fotografia é uma dessas novas possibilidades. O curso possibilitou que uma variedade de alunos adquirissem a qualificação necessária para ingressar no mercado”, comemora.

Após a conclusão do curso de Fotografia, Bruno Gustavo já alcançou um grande feito: está concorrendo ao Prêmio Olhar Brasília de Fotografia na categoria júri popular. “Sempre tive vontade de fazer um curso, mas nunca consegui por conta do alto custo. Esse curso para mim foi uma virada de chave, hoje eu vejo a fotografia como profissão. Tive contato com muitas técnicas, vários profissionais e nunca imaginaria que participaria de um concurso. O que para mim é sinal de que estou no caminho certo”, afirma.

Segundo Renato Ravengar, professor de Roadie, o saldo do projeto tem sido muito positivo. “O mercado de trabalho, em Brasília, sofreu bastante com a pandemia, perdemos bons profissionais e muitos mudaram de ramo. Por isso, levar iniciativas como essa para as periferias é de extrema importância, forma mão de obra especializada e atende a uma demanda crescente”, destaca.

Barbiana Santos, aluna do curso de Roadie, conta sobre sua experiência: “Eu acabei me interessando pela área, é algo novo e diferente do que eu costumava fazer. Além disso, não temos muitas mulheres atuando nesse mercado, o que despertou ainda mais minha curiosidade. E deu certo, desde a finalização do curso já consegui trabalhar na área. ”


Formação




A diversidade de temas é um dos pontos relevantes para o sucesso do “Educação e Cultura” em sua primeira etapa. Mantendo essa linha de atuação, o projeto oferece, em sua segunda fase, currículos exemplares nas disciplinas disponíveis à comunidade. Além disso, conta com um corpo discente com destacada formação, significativa experiência e portfólios vastos.

Cronograma de Cursos:

Gestão de Projetos: Jade Oliveira, produtora, arte-educadora e geógrafa conduz a formação, passando por temas como brainstorming, organização emocional, ideias no papel, ferramentas de design thinking, técnicas de estruturação e manutenção do foco.

Horário e datas: 14h às 17h – 16, 18, 23, 25 e 30/05; 01, 06, 08, 13 e 15/06.

Audiovisual: Ana Flávia Barbosa, fotógrafa still, diretora de fotografia, bacharelanda em Jornalismo e Arquivologia, traz a provocação afrofuturista como eixo central de seu curso. A proposta visa compartilhar conceitos e técnicas básicas sobre o tema para: construir e fortalecer narrativas negras por meio das telas, passear pelo cinema brasileiro e fundamentar o afrofuturismo no universo audiovisual.

Horário e datas: 14h às 17h – 07, 09, 14, 21, 23, 28 e 30/06; 05, 07 e 12/07.

Teatro: Mila Ellen, atriz, produtora e diretora artística, proverá o alunado com ferramentas básicas visando: construir uma atuação, estabelecer relação com a plateia, desenhar a dramaturgia, entender os componentes cênicos como cenografia, trilha sonora e iluminação.

Horário e datas: 19h às 21h – 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28/07; 02, 04, 09, 11, 16, 18 e 23/08.

Serviço: Educação e Cultura – Segunda Etapa.

Local: Centro Universitário IESB – Campus Ceilândia.

Inscrições: http://crescedf.com.br/site/?p=2860 .


--


Comentários para "Inscrições abertas para cursos de Gestão de Projetos, Audiovisual e Teatro":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Empresários orientam profissionais que usam barba no mercado de trabalho

Empresários orientam profissionais que usam barba no mercado de trabalho

Cresce aceitação por profissionais com barba

Como evitar fake news e planejar um intercâmbio de sucesso

Como evitar fake news e planejar um intercâmbio de sucesso

Como se planejar para um intercâmbio

Enem 2022: Confira dicas de aplicativos e sites gratuitos para se preparar

Enem 2022: Confira dicas de aplicativos e sites gratuitos para se preparar

As inscrições para o exame terminam no próximo sábado, dia 21

Bayer e Abag anunciam abertura de inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro 2022

Bayer e Abag anunciam abertura de inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro 2022

O quinto ano da premiação é marcado pela retomada dos encontros presenciais e novas embaixadoras. Inscrições ficam abertas até19 de agosto

Brasileiros são público alvo de bolsas de estudo ofertadas pelo governo japonês

Brasileiros são público alvo de bolsas de estudo ofertadas pelo governo japonês

As bolsas cobrem gastos como: passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo

A importância das Artes e da Educação Física na educação básica

A importância das Artes e da Educação Física na educação básica

Professoras falam o que suas experiências dizem sobre a importância destas disciplinas na formação das crianças

Vacinação Corporativa: Proteção aos colaboradores e trabalho seguro

Vacinação Corporativa: Proteção aos colaboradores e trabalho seguro

Vacinas com recomendações específicas

Iniciativa apoia 260 mil alunos e vira referência na pandemia

Iniciativa apoia 260 mil alunos e vira referência na pandemia

O resultado de uma análise de impacto feita por uma empresa externa mostra que a cada R$ 1 investido pela ONG em escolas públicas, R$ 3,80 são gerados para a sociedade.

Abertas as inscrições para o 6º ciclo do RenovaDF

Abertas as inscrições para o 6º ciclo do RenovaDF

Programa tem 2.500 vagas para treinamento em diversas profissões ligadas à construção civil

Capacitações gratuitas são disponibilizadas através de plataformas do Google

Capacitações gratuitas são disponibilizadas através de plataformas do Google

Cursos são totalmente on-line e, ao final, participante recebe certificado de conclusão

Sistema das Nações Unidas apresenta diversas oportunidades de trabalho

Sistema das Nações Unidas apresenta diversas oportunidades de trabalho

As candidaturas devem ser em inglês ou francês