×
ContextoExato

Inverno é tempo de aquecer o corpo e fortalecer a imunidade

Inverno é tempo de aquecer o corpo e fortalecer a imunidadeFoto: Pixabay

Nutricionista dá dicas de como se alimentar melhor na época mais fria do ano

Michele Carvalho - Brasil De Fato - 08/07/2020 - 08:50:59

Que tal investir em comidinhas que dão o quentinho necessário ao nosso corpo?

Lembra quando você era criança e os mais velhos diziam: menina, não toma sorvete nesse frio? Pois bem, saiba que eles estavam cobertos de razão. A nutricionista Etel Matielo explica por que é importante dar preferência para alimentos mais quentes no inverno.

“Evitar os alimentos gelados nessa época do ano, para que o corpo não precise ter que aquecer o seu próprio corpo, mais a comida que a gente tá comendo."

:: Que tal calcular os antioxidantes? ::

Ou seja, para que dar trabalho extra para nosso organismo? Que tal investir em comidinhas que dão o quentinho necessário ao nosso corpo? Infelizmente, estamos passando por uma pandemia, causada pelo novo coronavírus e quem pode, está de quarentena em casa.

Mas, esse período também pode ser uma oportunidade de repensar o modo como nos alimentamos, quase sempre com pressa e com alimentos industrializados. Esse tempo maior que estamos passando dentro dos nossos lares, nos permite experimentar diferentes pratos e ingredientes, que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico.

:: Alimentação saudável pode ajudar no humor durante a quarentena::

E para ajudar nessa missão de nos fortalecer, Etel fala de alguns alimentos essenciais para isso.

“Que alimentos que aquecem o corpo? Aqueles que a gente come e sente um calorzinho, a pimenta, a canela, as especiárias, o gengibre, as sopas são bem indicadas no inverno. Os sucos de frutas cítricas vão ajudar a prevenir as infecções respiratórias, vão ajudar a deixar o nosso corpo mais forte, o alho e a cebola, que de uma forma geral aumentam a imunidade."

Ela ainda complementa a lista, trazendo alguns alimentos ricos em zinco, essencial para reforçar a nossa imunidade.

“A semente de abóbora, girimum, semente de girassol, carne, frango, peixes, frutos do mar, castanhas, amendoins, entre outros alimentos".

:: Gastronomia Divertida é dica para quarentena ::

Etel fala que as sementes da abóbora também podem ser consumidas, basta secá-las no forno ou até mesmo no sol. Elas vão bem em saladas, no cuscuz, batidas com ovo para fazer panquecas ou omelete, na farofa e até mesmo no pão ou para comer pura.

Para os amantes dos doces, o inverno também é uma oportunidade para inovar nas guloseimas. Etel traz uma receita que dá água na boca de qualquer um.

:: "Mindful eating": a prática de comer conscientemente ::

“Pegar uma banana, fatiar, deixar inteira ou até dar uma esmagadinha para quem prefere, salpicar com canela e cacau em pó, aquecer no microondas, por mais ou menos um minuto, se quiser pode colocar umas castanhas por cima, picadas. Depois, que tirou do microondas, colocar um fio de mel ou de melado.”

No frio, calor, outono ou primavera, se alimentar bem é prioridade em qualquer estação. Sobretudo agora, em tempos de pandemia, nosso organismo precisa dessa ajuda para combater e defender nossa saúde de qualquer perigo.

Edição: Douglas Matos

Comentários para "Inverno é tempo de aquecer o corpo e fortalecer a imunidade":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório