×
ContextoExato

Ira do Buriti ou o desprezo dos pares: Uma sinuca de bico para Rafael Prudente

Ira do Buriti ou o desprezo dos pares: Uma sinuca de bico para Rafael PrudenteFoto: Agência Brasil

Eis a questão para Prudente.

Redação - 10/08/2020 - 08:05:01

A próxima eleição para a nova mesa diretora da CLDF já começa a tomar conta da agenda política do DF. Muito se especula como se comportarão os parlamentares na consolidação, desfazimento ou formação de blocos que orientarão a composição da Mesa, porém tudo ainda está muito obscuro. O executivo, que normalmente tenta vender o discurso politicamente correto de que não se envolve em questões do legislativo, demonstra, por enquanto, pouca preocupação mesmo. Porém, deveria.

A confiança exacerbada que o Buriti deposita nas costas do atual presidente da Casa, o deputado Rafael Prudente, sustenta a pose blasé perante o legislativo. O governador Ibaneis, do ponto mais alto da sua inexperiência sobre a CLDF, acredita piamente que Prudente dará conta de fazer o contorcionismo político necessário para sepultar a CPI da Saúde e ainda, garantir sua recondução para mais um biênio a frente do legislativo local, repetindo, portanto, a boa “tabelinha”. No entanto, hoje parece pacificado entre as cabeças mais lúcidas do universo político do DF, o entendimento de que as duas coisas são bastante improváveis, para não dizer impossíveis.

Prudente, que é chamado à boca miúda, de presidente chapa-branca, irá precisar de muita mágica e contorcionismo para sair da sinuca de bico em que se encontra: se ele quiser manter a moral de Presidente perante seus colegas e autorizar a CPI da saúde, pode até reconquistar parte do prestígio na Casa, porém resta saber se será suficiente para ser reeleito. Nesse contexto, estaria contrariando os interesses do Buriti, que certamente passaria a trabalhar, na sua base de apoio, outro nome para assumir a Presidência da CLDF, além do fato de que estaria colocando “em risco” os negócios mantidos pelas empresas de sua família com o GDF. Certeza mesmo é que se o jovem deputado presidente não instalar a CPI, já pode ir dizendo adeus ao seu assento no mais alto posto da Mesa Diretora.


A ira do Buriti ou o desprezo dos seus pares? Eis a questão para Prudente.

Comentários para "Ira do Buriti ou o desprezo dos pares: Uma sinuca de bico para Rafael Prudente":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório