×
ContextoExato

Já pensou em adotar um cão adulto?

Já pensou em adotar um cão adulto?Foto:

Um cachorro crescidinho já passou da fase de comer pés de móveis e arrancar roupas do varal; ele também já sabe onde fazer as necessidades

Por Cássia Caballero - Destak - 05/05/2019 - 12:17:40

Quem vai adotar um animal de estimação já deve ter avaliado muito bem vários aspectos como disponibilidade para cuidar e dar atenção ao animal, condições financeiras, o tipo de pet e a raça mais adequada ao seu estilo de vida e sua personalidade, espaço disponível, entre outros.

Se você já pensou em tudo isso e decidiu que irá adotar um cão, por que não adotar um já adulto? Infelizmente, o número de animais abandonados ainda é muito grande, além dos bichinhos que vivem em condições de rua desde que nasceram. É preciso ter em mente que eles também precisam de um lar, amor e carinho, não apenas os filhotes.

Vantagens

Um cão já é considerado adulto a partir de 1,5 ano de idade, e o que muita gente não sabe é que há muitas vantagens em adotar um cão mais crescidinho. A primeira delas é que você já pode saber muito sobre a personalidade do animal antes de levá-lo para casa. É possível fazer muitas perguntas como idade, o tipo de vida que ele tem levado, como é sua personalidade e comportamento, se tem medo de alguma coisa, como reage perto de crianças e outros animais, se reage bem quando fica sozinho, como é a alimentação dele, e o que mais vier à sua cabeça que considera importante para sua relação com seu mais novo amigo.

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível adestrar o animal mesmo quando ele já é adulto e adquiriu alguns hábitos que você deseja reverter. Mas, na maioria das vezes, isso não é necessário. Muitos já passaram da fase de comer pés de móveis, rasgar sofás ou arrancar a roupa do varal. Eles também já sabem onde fazer suas necessidades e estão acostumados a passear na rua.

Visitas

Uma medida muito interessante e que irá ajudá-lo nesse processo, é visitar o cão várias vezes antes de adotá-lo. Alguns abrigos permitem até que o pet seja levado para alguns passeios, e esses são os melhores momentos para avaliar o comportamento do animal e sua conexão com ele.

Por fim, tenha em mente que animal é um ser vivo, com emoções e necessidades. A possibilidade de devolvê-lo ou simplesmente abandoná-lo, jamais deve ser considerada. Aliás, abandono de animal é crime, passível de prisão e multa. Pense muito antes de levar um para sua casa.

Mitos e verdades sobre adoção

Animais de abrigos são sujos e têm alguma doença - MITO

Animais adotados sabem que você o resgatou e te enchem de gratidão - VERDADE

Ao adotar, você ajuda no controle populacional de cães abandonados - VERDADE

Muitos cachorros resgatados por abrigos estão tão machucados que precisam ser sacrificados - VERDADE

Animais para adoção são problemáticos - MITO

A cada 10 animais resgatados, 8 já tiveram um lar anteriormente - VERDADE

A criança enjoou do cachorro é uma das desculpas mais utilizadas por quem devolve ou abandona um cachorro - VERDADE

Dos cães para adoção, em média, 25% são de raças puras - VERDADE

Animais de abrigo são agressivos – MITO

Cães que ficam muito tempo em abrigos com espaços reduzidos podem desenvolver algumas doenças - VERDADE

Comentários para "Já pensou em adotar um cão adulto?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
...