×
ContextoExato

Jornalista Ana Paula Araújo lança livro sobre cultura do estupro

Jornalista Ana Paula Araújo lança livro sobre cultura do estuproFoto: Instagram

“A intenção do livro é exatamente alertar e fazer refletir sobre os casos de abuso sexual”, disse a apresentadora do Bom Dia Brasil

Léo Dias - Metrópoles - 29/09/2020 - 06:48:22

Na semana em que o país ficou chocado com o caso de uma menina de apenas 10 anos de idade que engravidou após ser seguidamente estuprada pelo tio, a jornalista Ana Paula Araújo anuncia o lançamento de seu primeiro livro, Abuso – A cultura do estupro no Brasil. “A intenção do livro é exatamente alertar e fazer refletir sobre os casos de abuso sexual”, comenta a apresentadora do Bom Dia Brasil.

“A maioria dos casos acontece dentro de casa, contra crianças, e os criminosos são pessoas próximas e que tem uma relação de superioridade, podem ser parentes mais velhos, vizinhos, amigos da família”, diz ela. A obra trata do medo e da vergonha das vítimas, que muitas vezes são julgadas e culpabilizadas pela sociedade e pelo poder público, o que costuma dificultar as denúncias.

Foram quatro anos de pesquisas para escrever Abuso – A cultura do estupro no Brasil, que chega às livrarias em outubro, pela Globo Livros. Ana Paula realizou mais de cem entrevistas com vítimas, familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no assunto para construir o livro-reportagem. Ela espera que o trabalho possa ajudar muita gente a refletir sobre o tema.

Ana Paula considera que o trabalho foi muito difícil, mas resultou em uma análise corajosa sobre o tema. “O assunto é muito dolorido, desconfortável e foi difícil ouvir os depoimentos das vítimas. Muitas desenvolvem depressão, dificuldades de relacionamento. Quando crianças, podem ainda se tornar agressivas. Prestar atenção no comportamento das crianças é uma boa forma de perceber se há algo errado acontecendo”, afirma.

A motivação para escrever sobre o tema surgiu após Ana Paula analisar que estupro e abuso são tópicos que estão sempre presentes na vida de uma mulher, mesmo que ela não tenha sido vítima dessa violência.

Comentários para "Jornalista Ana Paula Araújo lança livro sobre cultura do estupro":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório