Correio Braziliense - 20/12/2019 - 11:34:17
A Liga Árabe condenou, ontem, a abertura de um escritório comercial do Brasil em Jerusalém e alertou o governo brasileiro sobre os planos de transferência da embaixada do país em Israel para a Cidade Santa. “A Liga Árabe acredita que a decisão do Brasil é unilateral e ilegítima e considera que apoia políticas ilegais de ocupação israelense”, indica um comunicado da organização, que fez uma reunião de emergência no Cairo, a pedido da Palestina.
Numa cerimônia realizada no domingo em Israel, na abertura da representação brasileira, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, confirmou a intenção do pai de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. A Liga Árabe alertou que a mudança na política de Brasília “prejudicaria seriamente as relações e os interesses árabe-brasileiros”.
O Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado esclarecendo que a abertura do escritório comercial em Jerusalém se deve ao desejo de “priorizar as questões de inovação, tecnologia, parcerias estratégicas” e que “não prejudica a importância e a qualidade” das relações do Brasil com os países árabes. O Brasil “continua mantendo excelentes relações com os países árabes, como demonstrado pelos resultados” da visita de Bolsonaro a vários países da região (Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita) no final de outubro, diz a nota.
Durante a visita a Israel, em março, Jair Bolsonaro anunciou a abertura de um escritório da Apex (a agência brasileira de promoção de comércio e investimento) em Jerusalém, uma iniciativa que ele definiu como o primeiro passo para a transferência da embaixada. Bolsonaro prometeu a mudança durante a campanha à Presidência no ano passado, satisfazendo uma reivindicação das igrejas neopentecostais que apoiaram sua candidatura. Mas a pressão do agronegócio o forçou a adiar a decisão, por temer represálias dos países árabes, mercados importantes para as carnes brasileiras.
O status de Jerusalém é uma das questões mais delicadas no conflito israelense-palestino. Israel ocupa a parte oriental do país desde 1967 e anexou a região, um ato que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional. Israel considera toda a cidade como sua capital; os palestinos querem fazer do lado oriental a capital do Estado que almejam criar.
A ONU marca em 15 de maio o Dia Internacional das Famílias com foco na urbanização e como melhorar a vida das pessoas nas cidades
Apesar das medidas restritivas para evitar a circulação de pessoas entre cidades, as descrições da mídia estatal norte-coreana indicam que a população não está confinada.
Nos demais consulados no país a demora é menor
Economista haitiano propõe uma "pedagogia das revoluções" como estratégia contra o domínio imperialista em toda a região
Conhecer alguns termos e palavras principais na língua japonesa também é uma forma de saber mais sobre o país, além de ajudar a se sentir mais próximo da cultura
Organização pede libertação imediata de enfermeira e motorista presos após socorrerem ferido
Campanha Abril Verde busca estimular a notificação de acidentes e doenças ocupacionais no país.
Alguns republicanos temem que as iniciativas possam sair pela culatra com eleitores moderados, que não concordam com uma agenda anti-LGBT.
Criança recebe vacina contra hepatite B, porém casos recentes não foram associados aos vírus tradicionais.
Cinco anos atrás, Macron conquistou uma vitória expressiva também sobre Marine. Na ocasião, ele se tornou o mais jovem presidente francês.
Prêmio Zayed de Sustentabilidade está com inscrições abertas para PMEs, ONGs e projetos de Escolas Secundárias para o ciclo de 2023
Comentários para "Liga Árabe adverte o Brasil. Relações perigosas":