×
ContextoExato
Responsive image

Liliane Roriz: Articuladora foi fundamental para a aprovação da Emenda à Lei Orgânica n° 28

Liliane Roriz: Articuladora foi fundamental para a aprovação da Emenda à Lei Orgânica n° 28Foto:

Desapego

Redação - 06/04/2016 - 15:47:58

A articulação da vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz (PTB), surpreendeu a muita gente e foi fundamental para a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) n° 28/2015, na tarde de terça-feira, no plenário da Casa. ...

Sabe-se que os distritais não costumam aprovar projetos cujos autores não estejam presentes na Câmara. A autora do PELO em questão - deputada Celina Leão - havia saído da Casa e, muito provavelmente, o projeto não iria sequer para a votação. Mas entendendo a importância do tema, já que o projeto garante aos pais de filhos com deficiências jornada especial de trabalho, nas empresas e órgãos de âmbito do governo local, Liliane Roriz, que é criadora da Frente Parlamentar em defesa dos deficientes, apelou para a sensibilidade dos colegas e conseguiu 17 votos em plenário, aprovando o PELO.

Segura-quórum

Enquanto alguns distritais tentavam esvaziar o quórum no plenário – o que prejudicaria a aprovação do PELO -, o deputado Ricardo Vale (PT) foi o responsável por conversar com os colegas e garantir que, na hora da votação conduzida por Liliane, mesmo com a ausência de Celina, o PELO tivesse votos suficientes para sua aprovação.

Desapego

Praticou o desapego o deputado distrital Robério Negreiros (sem partido) que tinha apresentado uma emenda ao projeto de Celina – que preferiu participar de evento na Câmara Federal - e abriu mão de sua proposta para que o PELO que beneficiaria pais dos deficientes fosse aprovado.

Praxe

Todas as vezes que o autor de um projeto não está presente em plenário, os próprios distritais costumam não votar projetos que estejam na pauta de votação. Ou seja, sem a presença do autor, nada feito. Em 2015, a atitude virou praxe. Como Celina deixou a Câmara Legislativa na tarde de ontem, quase, quase, o PELO foi deixado de lado.

Comentários para "Liliane Roriz: Articuladora foi fundamental para a aprovação da Emenda à Lei Orgânica n° 28":

    • Amália Araújo Angeli Bayma

      Quarta-Feira, 06 de Abril de 2016 -

      Obrigada, Deputados!

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório