×
ContextoExato

Livro que traz relato de pacientes que enfrentaram o câncer de mama será lançado em Brasília

Livro que traz relato de pacientes que enfrentaram o câncer de mama será lançado em BrasíliaFoto: Coautoras do livro - Da esquerda para a direita Ludmila - Thereza- Daniela - Rosy / Divulgação

Obra traz depoimentos de cerca de 40 mulheres que vivenciaram a doença e será doada para pacientes ainda em tratamento

Destak Comunicação - 04/10/2019 - 15:13:11

Dar luz e cor aos dias de pacientes que enfrentam o câncer de mama é uma das tarefas mais difíceis da junta médica e dos familiares que acompanham um doente. Pudera! A doença além de, por vezes, ser bastante agressiva, atinge além do físico o emocional de cada pessoa. Conviver com uma nova rotina de tratamento e medicações e encarar novas dificuldades pode ser bastante entristecedor. Com o objetivo de amenizar esse sofrimento foi elaborado o livro "Nossa história, nosso milagre!" , uma obra que reúne cerca de 40 relatos de mulheres que vivenciaram de perto a doença. Nele, as pacientes contam como passaram por cada etapa desde a descoberta do câncer até tão esperada cura.

O livro será lançado no próximo dia 8 de outubro de 2019, às 19h, em um evento para convidados, no Auditório Austregésilo de Athayde, na Legião da Boa Vontade (LBV). Com tiragem inicial de 1000 exemplares, a obra será doada para pacientes que estão no início do tratamento. As clínicas, ONG’s, Associações ou pacientes que tiverem interesse em adquirir exemplares podem fazer a solicitação, com antecedência, pelo e-mail: outubrorosa2019@gmail.com.

Coautoras do livro - Da esquerda para a direita Ludmila - Thereza- Daniela - Rosy / Divulgação

"Queremos que o livro sirva de inspiração para essas pacientes. São casos reais de pessoas que conseguiram superar o câncer mesmo com todas as complicações da doença”, explica a oncologista Ludmila Thommen, uma das coautoras da obra.

Livro Nossa história nosso milagre

Sobre o livro

A ideia da criação do livro surgiu após uma série de conversas informais entre médico x paciente. A mastologista Thereza Racquel de Mello, durante 11 meses acompanhou e tratou Rosilda de Souza, que descobriu o câncer em 2018. Após essa trajetória, elas tiveram a ideia de escrever um livro que falasse sobre superação.

Com a ajuda da oncologista Ludmila Thommen, especialista em câncer de mama, e da residente em mastologia Daniela Omar, Thereza e Rose se uniram para a execução do livro. Elas dividiram as mulheres em grupos e colheram seus relatos por temas. Após os depoimentos em mãos, os textos foram compilados e deram origem a obra "Nossa história, nosso milagre!" .

“A gente sempre ouve muitos relatos das pacientes sobre o que gostariam de fazer, como se sentem, como percebem a doença e até mesmo sobre dúvidas que ainda que bastante faladas sejam tabu para elas. Foi então que pensamos, por meio da história da nossa paciente Rose (como gosta de ser chamada) que poderíamos dar voz a essas mulheres e ajuda-las a se expressar”, detalha Thereza Racquel de Mello.


Ainda, de acordo com Rose, para quem vivencia o câncer de mama, a presença de um material explicativo e que traz histórias reais de pacientes contribui para o encorajamento na batalha contra a doença.

“Quando tive o diagnóstico queria muito ter tido um livro assim. Quando a gente vai procurar ler sobre o assunto só encontramos textos sempre muito complexos e um tanto distantes do que a gente precisa entender naquele momento. Já esse trabalho que está sendo lançado mostra o dia a dia de forma simples e vai fazer com que as mulheres e famílias possam compreender todo o processo dessa doença”, analisa.


Serviço
Noite de lançamento e autógrafos do livro "Nossa história, nosso milagre!"
Data: 8 de outubro de 2019
Local: Auditório Austregésilo de Athayde, na Legião da Boa Vontade (LBV), SGAS 915 Asa Sul, Brasília/DF
Hora: a partir das 19h
Solicitações para aquisição do livro: outubrorosa2019@gmail.com.

Comentários para "Livro que traz relato de pacientes que enfrentaram o câncer de mama será lançado em Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório