×
ContextoExato
Responsive image

Máfia dos concursos: Operação da PCDF prende servidores suspeitos de fraude

Máfia dos concursos: Operação da PCDF prende servidores suspeitos de fraudeFoto:

Eles são suspeitos de fraudar certames da Secretaria de Educação, MPU e STJ. Foi a quinta fase da Operação Panoptes

Mirelle Pinheiro, Leonardo Meireles - Metrópoles - 03/07/2020 - 16:42:06

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu nesta sexta-feira (3/7) quatro mandados de prisão durante a quinta fase da Operação Panoptes. A Coordenação Especial de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) investiga fraudes a concursos públicos realizados na capital do país.

Foram três mandados de prisão temporária e uma preventiva, além de três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Águas Claras. A ação ocorreu na Asa Norte e em Santa Maria.

De acordo com os investigadores, um dos alvos era membro da organização criminosa responsável por aliciar candidatos e cumpre prisão temporária pela fraude ao concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde a Operação Magister, no dia 23 de junho. Agora, a prisão dele foi convertida em preventiva.

A irmã dele, suspeita de tentar fraudar o concurso do Superior Tribunal de Justiça em 2015 ; um técnico judiciário do Ministério Público da União, que teria fraudado o próprio concurso, também em 2015; e uma monitora da Secretaria de Educação também foram presos. A última, assim como dois monitores detidos na Operação Magister, estaria envolvida em fraude de concurso da pasta.

A chamada máfia dos concursos é o alvo da Operação Panoptes, que já teve cinco fases até agora. Foram presos e condenados, nesse período, os nove principais integrantes do grupo, por crimes de participação em organização criminosa, fraude a certames de interesse público e uso de documento falso.

Novas fases são esperadas pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Ceco), que segue com as investigações. Agora, as ações são voltadas para os servidores que fraudaram ou tentaram fraudar concursos.

Comentários para "Máfia dos concursos: Operação da PCDF prende servidores suspeitos de fraude":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório