Passageiros sentados em vagão importado da China em Islamabade, capital do Paquistão, no dia 27 de janeiro de 2023.
Por Misbah Saba Malik - Agência Xinhua De Noticias - 05/02/2023 11:56:08 | Foto: Xinhua/Ahmad Kamal
Madiha Usman teve uma melhor experiência ao viajar nas Ferrovias do Paquistão quando foi de Islamabade a Lahore nos vagões lançados recentemente no serviço ferroviário Green Line Express.
Falando sobre o trem em que viajava com os filhos, a mãe de quatro filhos disse que esperava ansiosamente pelos novos trens desde que soube deles nas redes sociais.
"Precisei visitar minha irmã em Lahore e adiei propositalmente até o lançamento dos trens. Nunca tive uma experiência tão boa durante meus anos viajando nas ferrovias, recomendo a meus parentes e amigos que escolham esse trem confortável para viajarem", disse Usman enquanto verificava curiosamente a tela de LED à sua frente no trem.
O trem Green Line Express parou de operar por cerca de cinco meses devido a uma enchente que submergiu os trilhos na província de Sindh, e o serviço foi retomado com nove vagões chineses, incluindo os seis importados da China Railway Rolling Stock Corporation Tangshan Company no final de 2022 e três vagões recentemente remodelados e importados da China em 2015.
Zareer Mahmood, superintendente da estação ferroviária de Rawalpindi, uma das mais movimentadas do país do sul da Ásia, disse que, considerando que os vagões são os melhores do sistema, o departamento ferroviário também forneceu as melhores instalações possíveis para os passageiros que viajam por eles.
"A passagem entre Lahore e Karachi custa cerca de 8.500 rúpias (31,63 dólares americanos), um pouco mais alta do que em outros trens, mas os passageiros recebem refeições de boa qualidade, chá grátis e itens de uso pessoal", disse ele à Xinhua.
Mahmood disse que, devido aos feedbacks positivos sobre os trens, todos os bilhetes foram reservados por mais de 10 dias desde que foram lançados em 27 de janeiro.
Falando de seu escritório na estação de trem lotada, Mahmood disse que os novos vagões chineses não apenas encurtaram a distância por causa da alta velocidade, mas também proporcionaram viagens confortáveis aos passageiros por causa dos seus intervalos avançados que minimizam a vibração e o desconforto.
Dirigindo-se à cerimônia de inauguração formal dos vagões nas ferrovias, o primeiro-ministro paquistanês, Shahbaz Sharif, disse que os vagões importados da China elevariam a imagem da Pakistan Railways e ajudariam o departamento a aumentar sua receita com mais passageiros.
Ele disse que a empresa chinesa forneceu vagões para o Paquistão com novos recursos, incluindo serviços Wi-Fi, banheiros para deficientes, cadeiras modernas e instalações com entretenimento informativo.
Pessoas de todas as classes viajam nos vagões recém lançados e os consideram o melhor serviço prestado pelas ferrovias.
Imran Qureshi, banqueiro de Islamabade, disse que frequentemente visita Lahore devido a compromissos de trabalho, mas recentemente ele prefere viajar de trem, pois ir pelas estradas virou algo desafiador devido aos constantes fechamentos de estradas causados por neblinas densas.
"Fiquei impressionado quando entrei neste trem porque não esperava vagões tão modernos parecidos com avião, e a primeira coisa que pensei foi que é um presente da China deixar nossa viagem confortável", disse Qureshi.
O ministro das Ferrovias, Khawaja Saad Rafique, disse que os vagões restantes da frota de 46 vagões importados da China serão usados na melhoria de outros trens que circulam em diferentes rotas no Paquistão.

Passageiros embarcam em ônibus importado da China em Islamabade, capital do Paquistão, no dia 27 de janeiro de 2023. (Xinhua/Ahmad Kamal)

Menina sentada em vagão importado da China em Islamabade, capital do Paquistão, no dia 27 de janeiro de 2023. (Xinhua/Ahmad Kamal)
Comentários para ""Mais conforto em viagens é um presente da China", passageiros elogiam vagões":