Opera Mundi - Brasil De Fato - 28/11/2019 - 16:53:33
O candidato à presidência do Uruguai pelo partido governista de esquerda Frente Ampla (FA), Daniel Martínez, reconheceu nesta quinta-feira (28) a vitória de seu opositor do Partido Nacional, o direitista Luis Lacalle Pou, no segundo turno das eleições presidenciais do país realizadas no domingo (24).
"A evolução da apuração dos votos observados não modifica a tendência. Portanto, cumprimentamos o presidente eleito, Luis Lacalle Pou, com quem farei uma reunião amanhã", disse Martínez pelo Twitter.
A fala de Martínez veio após a Corte Eleitoral divulgar resultados prévios dos votos em observação, que ficaram por contar na apuração de domingo. O órgão havia adiado o anúncio do vencedor devido a um impasse gerado pela estreita diferença da quantidade de votos entre os candidatos. Após 99,31% das urnas apuradas, a quantidade de votos em obervação – cédulas que não entraram na contagem por problemas técnicos – era maior do que a diferença entre a quantidade de votos conquistados pelos presidenciáveis.
Entretanto, os resultados prévios dos votos em observação divulgados hoje mostraram a vitória de Lacalle Pou como irreversível. O direitista obteve 3.090 votos dos mais de 35 mil que estavam por contar. Por sua vez, Martínez recebeu 1.137, o que configura uma vantagem definitiva do candidato da direita.
Lacalle Pou agradeceu os trabalhadores do órgão eleitoral e compartilhou uma mensagem de seu partido dizendo que "agora sim, o Uruguai tem um novo presidente".
Segundo a Corte Eleitoral, a apuração de votos ainda não terminou e os números finais devem ser anunciados oficialmente no sábado (30).
Na apuração de domingo, o agora presidente eleito tinha conquistado 48,7% dos votos, e Martínez 47,5%.
No primeiro turno, Martínez obteve mais de 10% de vantagem sobre o candidato do Partido Nacional. Entretanto, o apoio à candidatura de Lacalle Pou por parte de partidos como Cabildo Abierto, de extrema direita, Partido de La Gente, de direita, e o centrista Partido Independiente, foi decisivo para a vitória da oposição após 15 anos de governo da Frente Ampla.
Edição: Opera Mundi
Em evento no Uruguai, o político aposentado cobrou uma união da população para barrar governos autoritários
A ONU marca em 15 de maio o Dia Internacional das Famílias com foco na urbanização e como melhorar a vida das pessoas nas cidades
Apesar das medidas restritivas para evitar a circulação de pessoas entre cidades, as descrições da mídia estatal norte-coreana indicam que a população não está confinada.
Nos demais consulados no país a demora é menor
Economista haitiano propõe uma "pedagogia das revoluções" como estratégia contra o domínio imperialista em toda a região
Conhecer alguns termos e palavras principais na língua japonesa também é uma forma de saber mais sobre o país, além de ajudar a se sentir mais próximo da cultura
Organização pede libertação imediata de enfermeira e motorista presos após socorrerem ferido
Campanha Abril Verde busca estimular a notificação de acidentes e doenças ocupacionais no país.
Alguns republicanos temem que as iniciativas possam sair pela culatra com eleitores moderados, que não concordam com uma agenda anti-LGBT.
Criança recebe vacina contra hepatite B, porém casos recentes não foram associados aos vírus tradicionais.
Cinco anos atrás, Macron conquistou uma vitória expressiva também sobre Marine. Na ocasião, ele se tornou o mais jovem presidente francês.
Comentários para "Martínez reconhece vitória de Lacalle Pou em eleições presidenciais no Uruguai":