×
ContextoExato

Mercado de franquias nordestino expande 17% em 2018

Mercado de franquias nordestino expande 17% em 2018Foto: Pixabay

Região ocupa a terceira posição do País em número de redes e unidades

Abf – Associação Brasileira De Franchising-paraíba Total - 05/03/2019 - 18:46:58

O nordeste é uma das regiões, que atrai diversas marcas na expansão das redes de franquias e contribui para o crescimento do setor de franchising em todo o País. Prova disso está no levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que indica uma alta de 17% no número de redes que atuam na Região. Atualmente, 845 marcas operam no mercado nordestino com 14.839 pontos de venda. O número de unidades também acompanha esse ritmo, com uma expansão de 10%.

“A cada ano provamos que o Nordeste tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos números favoráveis. É a demonstração de que os empreendedores estão buscando espaços fora do eixo Rio-São Paulo”, destaca o diretor da regional Nordeste da ABF, Leonardo Lamartine.

O faturamento da Região atingiu o patamar de R$23,6 bilhões, o que representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maioria das redes nordestinas atuam nos mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (27,1%), Alimentação (25,4%) e Moda (12,9%), dados que demonstram que a Região está em linha com o mercado nacional.

Atraentes por seu belo litoral, clima quente o ano inteiro, com forte atuação no setor de serviços, todos os estados da Região Nordeste têm potencial para crescer economicamente neste e nos próximos anos, refletindo a recuperação da economia brasileira.

De acordo com Lamartine, a região tem um grande potencial de desenvolvimento no interior. “O Nordeste é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e a crescente interiorização das marcas no País favorece a região. Não apenas nas capitais, mas também nas cidades menores do interior nordestino, há consumidores para as mais diversas marcas, formando um novo mercado potencial. É preciso aproveitar as oportunidades”, afirma.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Comentários para "Mercado de franquias nordestino expande 17% em 2018":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório