×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de outubro de 2018


Meu bebê chora para escovar os dentes, e agora?

Meu bebê chora para escovar os dentes, e agora?

Escove os seus dentes e use o fio dental na presença da criança, pois o exemplo é a melhor forma de ensino.

Redação Com Agências - 09/04/2018 - 18:29:32

É normal que a criança chore para escovar os dentes, principalmente quando estas ainda são muito pequenas entre 1 e 3 anos de idade. Isto ocorre porque na fase oral de desenvolvimento da criança, a manipulação da boca é identificada como sendo uma atitude de invasão desagradável. Desta forma o bebê cria uma imagem negativa da higiene oral. Mas o que fazer? Isso pode mudar e se transformar em um momento de carinho e alegria sem traumas.

Trate o momento da higiene oral com paciência e diversão: de forma lúdica, deixe a criança fazer em você e depois faça nela. Utilize instrumentos coloridos, musiquinhas, invente historinhas, cultive a alegria e o carinho.

Comece a manipular a boquinha do bebê antes do nascimento do primeiro dentinho. Desta forma, ele vai se acostumando com a manipulação da cavidade oral desde cedo.

Escove os seus dentes e use o fio dental na presença da criança, pois o exemplo é a melhor forma de ensino.

Creme dental é dispensável. A limpeza mais eficaz é física, ou seja, através do contato da escova e fio dental com os dentes. Hoje em dia, é recomendado o uso de pasta de dente fluoretada com concentração de 1100 ppm de flúor, a partir do nascimento do primeiro dentinho.

Use escova macia, adequada à idade, com cuidado para não machucar lábios e mucosa. Deixe ela brincar um pouco com a escova sozinha.

Se houver muita resistência da criança, aproveite o horário do banho para realizar a higiene oral. Geralmente é um momento que os bebês estão mais relaxados brincando com a água e assim já vão entendendo que é a hora de limpar todas as partes do corpo.

Não desista!!! Esta é uma fase que vai passar. Render-se ao choro pode piorar as coisas. Lembre-se que escovar os dentes não dói e que é um bem que você está fazendo ao seu filho. Ele ainda não entende a importância desta rotina. Imagine se ele tiver uma cárie porque você não escovou? Não seria muito pior vê-lo chorando por dor em um dentinho?!

Dra. Bruna Vasconcelos, especialista em Ortodontia e Odontopediatria. CRO-DF 10909.

Instagram: brunaluizavs

Comentários para "Meu bebê chora para escovar os dentes, e agora?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório