Brasil De Fato - 07/01/2021 - 15:09:09
O governo do México publicou um decreto por meio do qual proíbe o milho transgênico em território nacional e também o uso do veneno agrícola glifosato. O país terá prazo de três anos para se adequar à norma, editada no último dia de 2020 pelo presidente Andrés Manuel López Obrador.
As mudanças serão promovidas, conjuntamente, pelos ministérios do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semanart), da Saúde (Ssa), da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sader) e pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt).
A partir do decreto, estão proibidas a aquisição, utilização, distribuição, promoção e importação de glifosato ou produtos que o tenham como princípio ativo por parte de órgãos públicos.
Para substituir o herbicida, Samanart e Sader serão responsáveis por promover alternativas sustentáveis e culturalmente adequadas para a saúde humana, a biodiversidade do país e o meio ambiente.
Já a Conacyt emitirá recomendações anuais às autoridades competentes que lhes permitam delimitar, quando for o caso, a quantidade de glifosato que pode ser autorizada para importação.
No caso do milho transgênico, o decreto impede que autoridades de biossegurança emitam licenças que liberam o plantio de sementes geneticamente modificadas do cereal. Além disso, a ordem é para revogar as autorizações já concedidas para o uso dos grãos transgênicos até 31 de janeiro de 2024.
Agrotóxicos no Brasil
Junto a outro herbicida, o paraquate, o glifosato foi responsável pela morte de ao menos 214 brasileiros na última década, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Os dois herbicidas lideram a lista de agrotóxicos permitidos no Brasil que mais intoxicaram e mataram na última década, conforme levantamento da Agência Pública e da Repórter Brasil . Um total de 92% das mortes causadas por esses produtos foram classificadas como suicídio.
Ainda conforme os dados do governo, ocorreram 45,7 mil atendimentos de intoxicações por agrotóxico entre 2010 e 2019. Em 29,4 mil foi confirmado a relação da intoxicação com o contato a um agrotóxico. Destes, 1,8 mil pessoas morreram. Cada registro é proveniente de uma ficha com 86 campos preenchidos a mão pelos médicos.
Edição: Camila Maciel
A Sputnik Brasil conversou com um consultor da Associação dos Produtores de Soja, Milho e outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja-GO) para entender de que forma as condições climáticas do país podem impactar nos preços dos alimentos, já pressionados pela inflação.
Lançamentos e projetos são apresentados dentro do Espaço Bayer, que traz para a feira a mesma experiência imersiva da plataforma virtual
No espaço da Emater do evento, até o dia 21, visitantes encontrarão artesanato, produtos da agroindústria, plantas e flores, além de nove circuitos tecnológicos e plantão sobre crédito rural
Cristina Duarte, subsecretária-geral e conselheira do secretário-geral para África
Implantado por voluntários, equipamento assegura perenidade das plantas medicinais
Na Fazenda Marinha Coquille da Cajaíba, no Pouso da Cajaíba, o cultivo de vieiras e mexilhões envolve manejo sustentável e parceria com uma família caiçara, incentivando a economia local e preservando os saberes tradicionais da região
Cogumelos da Mata Atlântica, alimentos orgânicos e criação de abelhas para produção de mel vão gerar renda local
O Dia de Campo também mostrará modelos de manejo e recuperação de solos, manejo da pastagem com adubação complementar, o Programa Zebu: Carne de Qualidade, além ferramentas de gestão e sucessão rural e de linhas de crédito.
A Danone irá investir cerca de R$ 1 milhão, por ano, em capacitação e assistência técnica aos produtores de leite e profissionais ligados à iniciativa no Brasil
“Agrotóxico é veneno e tem a única função que é de eliminação da vida”, afirma pesquisadora.
Em encontro na Costa Rica, o diretor geral do IICA, Manuel Otero falou sobre os efeitos da crise entre Rússia e Ucrânia nos sistemas agroalimentares das Américas
Comentários para "México proíbe glifosato e milho transgênico; agronegócio tem 3 anos para se adequar":