Ministério do Turismo prorroga por 60 dias início da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital

Medida ocorre para melhorias e adequação técnica e operacional

Ministério do Turismo prorroga por 60 dias início da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital
Ministério do Turismo prorroga por 60 dias início da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital

Ministério Do Turismo - 20/02/2026 08:02:30 | Foto: Getty Images

O Ministério do Turismo prorrogou por mais 60 dias o início da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH) no Brasil. A portaria com a medida foi publicada nesta quinta-feira (19/02) e visa melhorias e adequação de questões técnicas e operacionais. Quando estiver plenamente aplicada, a FNRH vai substituir integralmente a ficha de registro em papel e será obrigatória a todos os estabelecimentos de hospedagem do Brasil.

Acesse AQUI as orientações sobre a adesão à FNRH digital.

A modernização traz benefícios diretos às duas pontas do balcão. Para o hóspede, a FNRH Digital significa um check-in muito mais ágil, com o pré-preenchimento automático de dados por meio do sistema Gov.br e facilidades para a inclusão de turistas estrangeiros.

Já para o setor de hospedagem, a ferramenta representa economia de tempo e de custos operacionais, além de mais segurança jurídica. A automação e a integração digital, que permitem conexão com sistemas online, podem oferecer relatórios em tempo real e aprimorar a gestão na área. O trabalho proporciona uma plataforma integrada, auditável e rastreável, contribuindo com dados estratégicos que ajudam na segurança e no planejamento do turismo nacional.

“A experiência de chegada ao hotel vai se tornar muito mais rápida e moderna, eliminando o tempo com o preenchimento manual de formulários. É mais comodidade para o turista e mais agilidade para o setor de hospedagens em geral”, observa o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

PROCEDIMENTOS

O Ministério do Turismo reforça que a adesão à nova ferramenta exige preparação por parte dos meios de hospedagem, independentemente de utilizarem ou não sistemas de gestão próprios.

No início de fevereiro de 2026, o órgão promoveu um webinar para a divulgação da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) digital, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Portal do Hoteleiro. A iniciativa gerou uma importante troca de informações, permitindo ao Ministério do Turismo orientar as 27 Unidades da Federação quanto à transformação digital nos meios de hospedagem.

Comentários para "Ministério do Turismo prorroga por 60 dias início da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório