×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de setembro de 2021

Ministérios do Turismo e da Justiça tratam de ações para melhorar ambiente digital para os turistasFoto: Roberto Castro/MTur

Ministérios do Turismo e da Justiça tratam de ações para melhorar ambiente digital para os turistas

Em audiência, ministro do Turismo e secretária nacional do Consumidor alinham medidas específicas para o setor de hotelaria

Por Rafael Brais Assessoria De Comunicação Do Ministério Do Turismo - 02/07/2021 - 15:36:42

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu na quarta-feira (30.06) com a secretária nacional do Consumidor, Juliana Domingues, para debater ações para melhorar a segurança de turistas e de empresários do setor, especialmente no segmento de hotelaria. De acordo com relatos, é cada vez maior o número de contas falsas de empreendimentos de hospedagem, que lesam o consumidor e trazem prejuízos para as empresas.

A iniciativa se soma à plataforma consumidor.gov.br do governo federal, que é um serviço público e gratuito, e que coloca o consumidor em contato direto com empresas, facilitando a resolução de conflitos. Já são mais de 1000 empresas cadastradas e mais de 4 milhões de reclamações registradas e conta com a parceria do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, agências reguladoras, tribunais de justiça, Procons, ministérios públicos, entre outros.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou o empenho do governo federal para que os consumidores e turistas possam ter tranquilidade e segurança para desfrutar das belezas do Brasil. “O consumidor.gov.br veio para revolucionar o cuidado do governo federal com o turista. Agora, nosso próximo passo é ajudar as empresas de redes sociais a identificarem perfis fakes de empreendimentos turísticos”, disse.

FACEBOOK – Em maio, os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Justiça, Anderson Torres, se reuniram, por videoconferência, com representantes do Facebook e do Instagram para debater o combate às contas falsas nas redes sociais. Participaram do encontro o presidente da Resorts Brasil, Sergio Souza, o presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza; do diretor Financeiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, José Odécio. Após a audiência, foi decidida a elaboração de um grupo de trabalho para definir a estratégia de atuação.

Comentários para "Ministérios do Turismo e da Justiça tratam de ações para melhorar ambiente digital para os turistas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório