×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 28 de janeiro de 2022

Ministro da Educação revela seu “desamor” por Brasília

Ministro da Educação revela seu “desamor” por BrasíliaFoto: CorreioWeb

Ibaneis vai decidir amanhã sobre reabertura dos shoppings

Ana Maria Campos - Correioweb - 21/05/2020 - 05:16:41

A reunião ministerial de 22 de abril em que o presidente Jair Bolsonaro teria tratado de interferência ma Polícia Federal (PF) ainda vai despertar muitas controvérsias e criar saias-justas. Sobrou até para Brasília. Para o polêmico ministro da Educação, Abraham Weintraub, que costuma utilizar palavrões em ambientes fechados e palacianos, Brasília é uma “porcaria” que precisa acabar. Ele disse ainda que a capital é um “cancro”. Quem esteve presente e quem viu o vídeo relata que o presidente Jair Bolsonaro concordou com os ataques de Weitraub à capital da República. Na reunião ministerial, cuja gravação está nas mãos do ministro Celso de Mello, ainda houve insultos à capital do Brasil, tais como os salários do funcionalismo público e, em especial, dos integrantes do Judiciário.

Bastidores

Ao tomar conhecimento das declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o governador Ibaneis Rocha comentou: “Não ouvi, mas certamente não deve ser com a cidade e sua população, deve ser com o que acontece nos bastidores da política”.

Ibaneis vai decidir amanhã sobre reabertura dos shoppings

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) entregou aos governadores dos estados e do Distrito Federal e até ao presidente do STF, Dias Toffoli, os detalhes do protocolo de segurança, supervisionado por profissionais da saúde, que vai adotar para a reabertura dos shoppings de todo o país. Além das medidas recomendadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde, como usar máscaras, testar a temperatura, não realizar eventos, evitar aglomerações e manter distanciamento entre as pessoas, a entidade determinou aumento na oferta de álcool em gel e o controle do número de clientes dentro dos empreendimentos. O governador Ibaneis Rocha ficou de tomar uma decisão até amanhã sobre a possível data de reabertura, na próxima segunda-feira. Além do protocolo de segurança contra contaminação, Ibaneis vai avaliar o cenário de infecções e mortes e de leitos disponíveis. O setor de shoppings centers amarga prejuízos, de cerca de R$ 25 bilhões em todo o país e passa por uma situação inédita na história, em que 100% das unidades foram do país estão fechadas devido à pandemia. Com a autorização do Poder Público, o objetivo é a reabertura gradual do comércio.

 (Ed Alves/CB/D.A Press)

Plano de saúde com cobertura para covid-19

Projeto de lei aprovado ontem pelo Senado inclui a covid-19 na cobertura de planos de saúde e seguros de vida. O projeto da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) teve como relatora a senadora Leila Barros (PSB-DF). Agora a proposta será encaminhada para análise na Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, o seguros de assistência médica ou hospitalar, e o de vida ou de invalidez permanente, inclusive os já celebrados, não poderão conter restrição de cobertura e carência a qualquer doença ou lesão decorrente da emergência de saúde pública. “O objetivo é garantir que as pessoas que contrataram esses serviços não fiquem desamparadas neste momento de pandemia” defende Leila. A relatora considerou que a previsão legal evita judicialização e assegura o recebimento dos recursos pelo beneficiário. Com teste positivo para covid-19 e sintomas leves, a autora da proposta não participou da votação. Gabrilli está de licença médica por duas semanas.

Câmara proíbe corte de luz em casas com home care...

A Câmara Legislativa vai promulgar projeto de lei que proíbe o corte no fornecimento de eletricidade em residências habitadas por pacientes com coronavírus. O veto do governador Ibaneis Rocha ao texto de autoria do deputado Claudio Abrantes (PDT) foi derrubado ontem com 15 votos dos distritais. Para pleitear o benefício da lei, a família do paciente deverá apresentar laudo médico oficial, discriminando a necessidade do fornecimento contínuo de eletricidade. “Não se trata, de forma alguma, de um incentivo ao calote, mas sim da luta pela manutenção da vida”, explicou Claudio Abrantes.

E de água, luz e telefone, enquanto durar a pandemia...

Na mesma sessão, os distritais derrubaram o veto a um outro projeto que barra o corte no fornecimento de serviços durante a pandemia do novo coronavírus. Projeto de autoria do deputado Chico Vigilante (PT) impede as concessionárias de cortar o fornecimento dos serviços públicos de energia elétrica, telefonia e de água e esgoto durante o estado de calamidade pública em razão do coronavírus.

 (Vinicius Cardoso/CB/D.A Press)

Schietti: Bolsonaro e a necropolítica

Ex-procurador-geral de Justiça do DF, o ministro Rogério Schietti, foi duro com o presidente Jair Bolsonaro durante julgamento no STJ: “O recado (de Bolsonaro) é de confronto, de desprezo à ciência e às instituições e pessoas que se dedicam à pesquisa, de silêncio ou até de pilhéria diante de tragédias diárias. É a reprodução de uma espécie de necropolítica, de uma violência sistêmica, que se associa à já vergonhosa violência física, direta (que nos situa em patamares ignominiosos no cenário mundial), e à violência ideológica, mais silenciosa, porém igualmente perversa, e que se expressa nas manifestações de racismo, de misoginia, de discriminação sexual e intolerância a grupos minoritários.”

 (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press - 23/4/13)

Possível regularização

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) apresentou projeto de lei que prevê a regularização fundiária da Colônia Agrícola 26 de Setembro, dentro da Floresta Nacional de Brasília (Flona).

Comentários para "Ministro da Educação revela seu “desamor” por Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
De olho nas eleições, PRTB tem novo comando no DF

De olho nas eleições, PRTB tem novo comando no DF

Segundo Bira, a presidente Aldinéa Fidélix virá à Brasília, em breve, e aproveitará a ocasião para apresentar a nova executiva do partido no DF ao Vice-Presidente Hamilton Mourão, principal exponente do PRTB na atualidade

Professores alertam sobre superlotação nas escolas em volta às aulas no DF

Professores alertam sobre superlotação nas escolas em volta às aulas no DF

De acordo com a Secretária de Educação do DF, as aulas da rede pública do DF estão mantidas para início em 14 de fevereiro, presencialmente.

Governador Ibaneis Rocha é reeleito presidente do Consórcio Brasil Central

Governador Ibaneis Rocha é reeleito presidente do Consórcio Brasil Central

Até o final de 2022, o governador Ibaneis Rocha será o presidente do Consórcio Brasil Central, que reúne o DF e os estados do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins

Detran-DF começa a exigir biometria para categoria B

Detran-DF começa a exigir biometria para categoria B

O procedimento de coleta e armazenamento da biometria tem o objetivo de garantir mais segurança e eficácia no processo de habilitação, pois reduz a possibilidade de fraudes e erros

Projeto capacitará agricultores para a venda de alimentos

Projeto capacitará agricultores para a venda de alimentos

No sistema da CSA, o agricultor deixa de vender seus produtos por meio de intermediários e conta com participação das pessoa para o financiamento e escoamento da sua produção, os chamados coagricultores

Justiça anula licitação para prestação de serviços funerários no DF

Justiça anula licitação para prestação de serviços funerários no DF

Cabe recurso

Casos de SRAG tendem a crescer no DF e em 24 estados, diz Fiocruz

Casos de SRAG tendem a crescer no DF e em 24 estados, diz Fiocruz

Rondônia e Espírito Santo são as exceções

Distrito Federal registra queda de 26% de mortes no trânsito em 2021

Distrito Federal registra queda de 26% de mortes no trânsito em 2021

Na área da Educação de Trânsito, em 2021, o Detran realizou 1.268 ações, entre blitzes educativas, apresentações teatrais, cursos e palestras

Distrito Federal aparece em primeiro lugar no ranking da vacinação infantil

Distrito Federal aparece em primeiro lugar no ranking da vacinação infantil

Isabel Debatisti foi com sua avó até a UBS 1, do Cruzeiro, receber sua dose

Distrito Federal tem ocupação máxima de UTIs; 90% são não vacinados ou com esquema incompleto

Distrito Federal tem ocupação máxima de UTIs; 90% são não vacinados ou com esquema incompleto

O governo do DF montou um plano de ação para ampliar a rede de leitos, que prevê a expansão dos 83 leitos atuais na rede pública para até 217, conforme a necessidade de atendimento.

UBS 1 da Asa Sul abre drive-thru noturno para vacinação de adultos

UBS 1 da Asa Sul abre drive-thru noturno para vacinação de adultos

A Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul passa a oferecer, a partir desta segunda (24), vacinação para adultos em drive-thru, das 18h às 22h