×
ContextoExato
Responsive image

Ministro Kassab e governador do Rio Grande do Norte são alvos de operação da PF

Ministro Kassab e governador do Rio Grande do Norte são alvos de operação da PFFoto:

Kassab é um dos primeiros na nova lista da força-tarefa

Por Fabio Serapião - Estadão/tribuna Da Internet/foto: Antonio Cruz/agência Brasil - 19/12/2018 - 10:26:05

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação Gilberto Kassab (PSD) é alvo de busca e apreensão da Polícia Federal nesta quarta-feira, 19. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem origem no acordo de colaboração dos executivos do grupo J&F.

Ao todo, a PF cumpre 8 mandados de busca e apreensão. Além de Kassab, são cumpridos mandados relacionados ao governador do Rio Grande do Norte Robison Faria.

VANTAGENS INDEVIDAS – Segundo a PF, o objetivo da ação é “investigar o recebimento de vantagens indevidas”, entre os anos de 2010 a 2016, por parte de Kassab. Os repasses das empresas de Joesley e Wesley Batista teriam como objetivo garantir que Kassab defendesse os interesses do grupo e apoiasse a candidata do PT Dilma Rousseff (PT) na eleição de presidencial de 2014.

Tanto Kassab como Faria são investigados por corrupção passiva e falsidade ideológica eleitoral. Ao longo da investigação, diz a PF, descobriu-se que os repasses para Kassab e Faria teria sido efetuados por meio da assinatura de contratos falsos com simulação de serviços entre as empresas do Grupo J&F e firmas indicadas pelos políticos.

Aproximadamente 40 policiais federais dão cumprimento aos mandados de busca e apreensão, sendo 6 mandados no Estado de São Paulo e 2 no Rio Grande do Norte.

DIZ KASSAB – Por telefone, ao “G1”, Kassab afirmou que “ao longo de todos esses anos de vida pública não há nada que me comprometa no campo da imoralidade. Estou tranquilo porque sempre respeitei os princípios da ética. Estou à disposição do Ministério Público e do Poder Judiciário. Não há nada que macule minha imagem”, disse.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– A força-tarefa já tem quilos de denúncias contra Kassab e o governador Robison Faria. Só está avisando que, após o dia 1º, quando os dois perdem a imunidade, a conversa será diferente. (C.N.)

Comentários para "Ministro Kassab e governador do Rio Grande do Norte são alvos de operação da PF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório