Estadão Conteúdo - 07/05/2020 - 17:01:13
As mortes decorrentes do novo coronavírus na Suécia ultrapassaram a marca dos três mil nesta quinta-feira, 7, informou a Agência de Saúde Pública do país escandinavo. O total de mortos no país de 10 milhões de habitantes chegou a 3.040 e os casos contaminados estão em 24.623.
A Suécia adotou uma abordagem mais suave para combater o coronavírus, deixando a maioria das escolas, lojas e restaurantes abertos e contando com medidas voluntárias focadas no distanciamento social e boa higiene de sua população. As autoridades suecas optaram por uma estratégia de fazer recomendações gerais para proteger grupos de risco e apelam à responsabilidade da população.
Bares estão abertos com restrições, assim como restaurantes. O país proibiu concentrações de mais de 50 pessoas, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.
A Agência de Saúde Pública revelou recentemente que a taxa de transmissão da covid-19 se estabilizou para menos de 1, o que indica que o país está controlando a pandemia. As mortes na Suécia têm sido maiores em relação ao tamanho de população do que em países vizinhos como Dinamarca, Noruega e Finlândia, onde autoridades adotaram uma abordagem mais rigorosa.
No entanto, está menor do que no Reino Unido, França e Espanha, onde também houve foram realizados os chamados lockdowns.
O Parlamento sueco aprovou uma lei temporária em meados de abril que permitia ao Executivo fechar portos, aeroportos, estações de trem, shopping centers e restaurantes, além de redistribuir materiais e medicamentos sem passar pelos parlamentares, embora a Casa pudesse revogar as medidas em dias posteriores.
A nova lei, vigente até junho, ainda não foi posta em prática. O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, anunciou nesta quinta que pretende criar uma comissão para analisar as decisões tomadas durante a crise. Mas não quer que o grupo comece a funcionar antes que a pandemia seja superada. / Reuters e EFE
Em evento no Uruguai, o político aposentado cobrou uma união da população para barrar governos autoritários
A ONU marca em 15 de maio o Dia Internacional das Famílias com foco na urbanização e como melhorar a vida das pessoas nas cidades
Apesar das medidas restritivas para evitar a circulação de pessoas entre cidades, as descrições da mídia estatal norte-coreana indicam que a população não está confinada.
Nos demais consulados no país a demora é menor
Economista haitiano propõe uma "pedagogia das revoluções" como estratégia contra o domínio imperialista em toda a região
Conhecer alguns termos e palavras principais na língua japonesa também é uma forma de saber mais sobre o país, além de ajudar a se sentir mais próximo da cultura
Organização pede libertação imediata de enfermeira e motorista presos após socorrerem ferido
Campanha Abril Verde busca estimular a notificação de acidentes e doenças ocupacionais no país.
Alguns republicanos temem que as iniciativas possam sair pela culatra com eleitores moderados, que não concordam com uma agenda anti-LGBT.
Criança recebe vacina contra hepatite B, porém casos recentes não foram associados aos vírus tradicionais.
Cinco anos atrás, Macron conquistou uma vitória expressiva também sobre Marine. Na ocasião, ele se tornou o mais jovem presidente francês.
Comentários para "Mortes por coronavírus na Suécia ultrapassam 3 mil":