×
ContextoExato
Responsive image

MP de Contas pede suspensão de grades da Câmara Legislativa em Brasília

MP de Contas pede suspensão de grades da Câmara Legislativa em BrasíliaFoto: CorreioWeb

Levantamento realizado pela Corregedoria do Ministério Público em Brasília aponta que, durante o ano de 2018, de todos os inquéritos recebidos que envolvem estupro, cerca de 25% foram cometidos contra crianças e adolescentes.

Por Ana Maria Campos-correiobraziliense - 11/07/2019 - 09:25:18

MP de Contas pede suspensão de grades da Câmara Legislativa

Um Legislativo menos oneroso aos cofres públicos e mais próximo dos cidadãos. Esse é o conceito da representação que o Ministério Público de Contas do DF apresentou ao plenário do Tribunal de Contas do DF, com pedido de suspensão do pregão eletrônico da Câmara Legislativa lançado para contratar empresa responsável pelo fornecimento por locação, montagem e desmontagem de grades ao redor das instalações do prédio. Segundo estimativa da Câmara, o gradil sairá por

R$ 552 mil para 200 dias. O procurador-geral do MP de Contas, Marcos Felipe Pinheiro Lima, ressalta que a medida não tem sentido por vários motivos. Significa manter fechada e isolada, com barreiras de contenção por cerca de 70% do ano legislativo, uma instituição pública que deve ser aberta à população por representá-la. “Não se pode olvidar que o Poder Legislativo é a expressão personificada do Estado Democrático Brasileiro e é, de fato, a união do voto e da democracia representativa”, afirma. O procurador-geral também ressalta que a Câmara tem pessoal próprio para a segurança do patrimônio público e dos deputados e servidores da Casa, além de contrato de vigilância privada, ao custo de quase R$ 4 milhões por ano. Os deputados distritais ainda poderão requisitar, quando necessário, o policiamento da Polícia Militar do DF. Além do mais, não registro de casos de violência contra distritais ou contra o prédio.

Constituição cheia de ratos

Na votação, houve muitos protestos entre os 131 deputados contrários à reforma da Previdência. A deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS) exibiu ratos colados em um exemplar da Constituição.


On the road

Não chega a ser uma rota 66, mas o líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (PDT), fez uma viagem de moto pelo Nordeste como forma de desacelerar do estresse do primeiro semestre. Ele pegou a estrada com destino a Catolé do Rocha, na Paraíba, passando pelos municípios de Goiás e da Bahia.

Crianças sob risco

Levantamento realizado pela Corregedoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios aponta que, durante o ano de 2018, de todos os inquéritos recebidos que envolvem estupro, cerca de 25% foram cometidos contra crianças e adolescentes.

Alegria, alegria

No seu aniversário ontem, o governador Ibaneis Rocha fez um pronunciamento nas redes sociais, com o relato de que nunca esteve tão feliz. “Tenho todas as razões para afirmar que hoje (ontem) é um dos dias mais felizes da minha vida, pois pela graça de Deus e da população do Distrito Federal chego aos 48 anos de idade na condição de governador da cidade que me viu nascer, em 1971”.

Comentários para "MP de Contas pede suspensão de grades da Câmara Legislativa em Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório