×
ContextoExato
Responsive image

MP denuncia à Justiça homem que ameaçou a pesquisadora da UnB Debora Diniz

MP denuncia à Justiça homem que ameaçou a pesquisadora da UnB Debora DinizFoto: Carlos Moura/STF

Por conta das ameaças, a pesquisadora precisou deixar o Brasil

Por Correio - Eu Estudante - 23/04/2020 - 18:42:45

O homem acusado de de ameaçar a pesquisadora Débora Diniz, da Universidade de Brasília (UnB) foi denunciado à Justiça nessa quarta-feira (22/4). A ação partiu do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O órgão pede a condenação criminal do acusado pelo crime de ameaça e o pagamento de R$ 10 mil de indenização à vítima.

O acusado é morador de São José dos Pinhais (PR). Insatisfeito com pesquisas na área de direitos reprodutivos e sexuais de mulheres, como a relacionada à interrupção da gravidez em caso de anencefalia no feto, desenvolvida no Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) da UnB, ele ameaçou a das pesquisadora pela internet. Os ataques tiveram início em maio de 2018.

O homem mapeou o histórico profissional da professora e a ameaçou e difamou por meio de mensagem privada enviada pelo Facebook. As provas que ligam o denunciado aos fatos foram localizadas , segundo o MP, durante mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça e cumprido na casa do suspeito no Paraná.

As promotoras de Justiça que assinam a denúncia explicam que a vítima vem sendo alvo de pessoas e “grupos que praticam crimes de ódio na internet, ou seja, motivados pelo preconceito". "Os agressores escolhem pessoas com trajetória na luta pelos direitos humanos com o objetivo de neutralizar suas atuações institucionais por meio de ações intimidatórias”, dizem as promotoras.

Devido às ameaças, Débora Diniz precisou deixar o país e se abstém de participar de diversos compromissos profissionais, tendo o trabalho científico prejudicado.

O MPDFT acompanha outro inquérito policial que apura ameaças e perseguições à pesquisadora por grupo ainda não identificado.

Com informações do MPDFT

Comentários para "MP denuncia à Justiça homem que ameaçou a pesquisadora da UnB Debora Diniz":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório