×
ContextoExato
Responsive image

MP do DF pede divulgação de todos os dados referentes à Covid-19

MP do DF pede divulgação de todos os dados referentes à Covid-19Foto: Secretaria de Comunicação do MPDFT

GDF deverá informar quantidade de leitos, profissionais da saúde, equipamentos de proteção individual, casos suspeitos, óbitos e exames realizados para o diagnóstico do coronavírus

Secretaria De Comunicação Do Mpdft - 04/05/2020 - 16:34:06

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Saúde que divulgue todas as informações referentes às medidas e aos instrumentos utilizados para o combate à Covid-19. A divulgação deve ser feita no site oficial www.coronavirus.df.gov.br, de forma célere, fidedigna e sem omissão de dados. O prazo para resposta é de 48 horas.

O objetivo da força-tarefa do MPDFT que acompanha as ações de combate e prevenção da pandemia no Distrito Federal é dar transparência às informações relacionadas ao novo coronavírus. Por isso, pede divulgação do número de casos suspeitos separados por região administrativa, de óbitos decorrentes de casos suspeitos confirmados post mortem .

Também pede que seja informado o total de leitos de UTI, leitos intermediários com suporte respiratório e leitos de enfermaria sem suporte respiratório disponibilizados exclusivamente para o tratamento da Covid-19; e o número de leitos já ocupados, separados por unidade de saúde. Outra informação solicitada pelo MPDFT é a quantidade disponível de cada equipamento de proteção individual (EPI) no Estoque Central e o número de profissionais de saúde, por categoria e lotação, que trabalha diretamente com os pacientes infectados.

No site, deverá constar ainda o número diário de exames laboratoriais realizados para o diagnóstico do coronavírus, indicando os detectados, não detectados e casos suspeitos devido ao quadro clínico. Além disso, deve apresentar também a quantidade de amostras que aguardam processamento e o número de amostras post mortem.

Índice de Transparência da Covid-19

A Open Knowledge Brasil (OKBR), organização sem fins lucrativos e apartidária, desenvolveu o Índice de Transparência da Covid-19 para avaliar a qualidade dos dados relativos ao coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Em uma escala de 0 a 100, em que 0 é atribuído ao ente menos transparente e 100 ao mais transparente, o Distrito Federal ocupa a 6ª colocação, com 81 pontos.

Clique aqui para ler a íntegra da recomendação.

Comentários para "MP do DF pede divulgação de todos os dados referentes à Covid-19":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório