×
ContextoExato
Responsive image

MP do Distrito Federal presta apoio ao MP do Paraná em operação que investiga desvios de recursos públicos

MP do Distrito Federal presta apoio ao MP do Paraná em operação que investiga desvios de recursos públicosFoto: Assessoria Especial de Imprensa do MPDFT

Vacinas

Assessoria Especial De Imprensa Do Mpdft - 06/05/2021 - 09:59:22

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) prestou apoio na manhã desta quarta-feira, 5 de maio, à “Operação Metástase” que é coordenada por unidades* do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) em Umuarama/PR. A iniciativa investiga a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva na Secretaria de Saúde do município. Os acusados teriam causado o prejuízo de R$ 19 milhões aos cofres públicos.

De acordo com o MPPR, o grupo também direcionava licitações, fraudava contratações diretas e subfaturava contratos. Nesta quarta (5/5) foram cumpridos sete mandados de prisão e 62 de busca e apreensão. Os atos foram autorizados pela Vara Criminal de Umuarama e pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

No Distrito Federal foi cumprido um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão. A diligência foi coordenada pelo Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI/MPDFT) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPDFT) e contou com o apoio da Polícia Civil do DF (PCDF).

Vacinas

No curso das investigações, surgiram elementos indicativos de desvio de doses de vacina contra a Covid-19 para uso de autoridades vinculadas ao Município de Umuarama e seus familiares. Também foram encontrados indícios da aquisição de equipamentos náuticos e da construção de uma casa de veraneio no Balneário de Porto Rico com recursos desviados de entidades filantrópicas da cidade que prestam serviços médico-hospitalares ao Sistema Municipal de Saúde.

*A Operação Metástase foi conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur), pelo núcleo de Umuarama do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e pelo núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPR.

Comentários para "MP do Distrito Federal presta apoio ao MP do Paraná em operação que investiga desvios de recursos públicos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório