×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 26 de outubro de 2021

MTur indica três representantes brasileiras para concurso internacional de “Melhores Vilas Turísticas”

MTur indica três representantes brasileiras para concurso internacional de “Melhores Vilas Turísticas”Foto: Crédito: Secom da Prefeitura de Joinville/SC

Concurso da OMT vai eleger melhores destinos turísticos rurais do mundo.

Por Amanda Costa - Assessoria De Comunicação Do Ministério Do Turismo - 16/09/2021 - 13:10:38

Após seleção interna, os distritos de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), e de Alberto Moreira, em Barretos (SP), além da Vila do Enxaimel, em Pomerode (SC), seguem na disputa organizada pela OMT

O Ministério do Turismo concluiu a seleção interna das candidaturas brasileiras que representarão o país no concurso “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em áreas rurais. Organizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), cada país, por meio de suas autoridades máximas de turismo, pôde indicar até três destinos. Os representantes brasileiros são: o distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), o distrito de Alberto Moreira, em Barretos (SP), e a Vila do Enxaimel, localizada em Pomerode (SC). O resultado do concurso deve ser anunciado durante a Assembleia Geral da OMT, que ocorrerá em Marraquexe, no Marrocos, ainda neste ano.

“Acreditamos que esta iniciativa deve contribuir para impulsionar o turismo rural, evidenciando as belezas e experiências únicas que podemos oferecer no Brasil, além de possibilitar a troca de experiências e o desenvolvimento sustentável desse segmento”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O objetivo é identificar aldeias ou vilarejos, ou seja, povoados ou cidades de pequeno porte que adotem estratégias inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um conjunto de metas em temas fundamentais para o desenvolvimento humano, como redução das desigualdades, padrões sustentáveis de produção e de consumo e crescimento econômico inclusivo.

Distrito São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG) – O distrito é conhecido como terra dos doces artesanais, que podem ser encontrados no comércio local, em eventos e nas casas dos moradores. Inclusive, a tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008. Entre as festividades mais populares do distrito estão a Festa Cultural da Goiaba, com degustação de doces, exposições, sorteios e shows, e a Festa de São Bartolomeu e do Divido Espírito Santo.

Além de atrativos gastronômicos e religiosos, a Vila também recebe visitas de quem busca contato com natureza e tranquilidade. Localizada a cerca de 18 km de Ouro Preto, a vila foi fundada no século XVII por bandeirantes em busca de ouro e é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais.

Distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP) - Com características de uma cidade de interior, o distrito, que fica a 15 minutos de Barretos, tem no turismo um pilar fundamental de sua economia. Oferece tranquilidade e a gastronomia como atrativos únicos. Em sua culinária típica estão, por exemplo, a queima do alho, carne de porco em lata, costela assada e boi no rolete. Os pratos têm ligação com a história da cidade.

Outro ponto forte do distrito é o artesanato, incluindo doces artesanais. O contato com a natureza também é o carro-chefe. Lá, é possível, por exemplo, realizar passeios a cavalos, pôneis e carros de boi, possibilitando experiências aos turistas. O distrito também alia o turismo religioso e o cicloturismo, por meio da Rota das Capelas. E, ainda, conta com festas populares religiosas, realizadas anualmente entre os meses de maio e setembro.

Vila do Enxaimel, em Pomerode (SC) - Localizado na região do Vale do Itajaí, a Rota Enxaimel é considerada a principal região para a preservação da cultura e tradições germânicas no país. Enxaimel é uma antiga técnica construtiva caracterizada por tijolos e vigas aparentes de madeira.

Oferece experiências relacionadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Entre os atrativos de destaque estão, por exemplo, parques, museus e cervejarias. A região também é cercada por natureza.

BENEFÍCIOS – Após a divulgação do resultado do concurso mundial, por meio de um selo, a OMT identificará as “Melhores Vilas Turísticas”, que servirão de exemplo de destinos rurais na relação com bens culturais e naturais, a preservação e a promoção de valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A OMT também disponibilizará um programa de apoio a aldeias e vilas que não tenham sido classificadas, neste primeiro momento, para obter o selo. E, ainda, criará uma rede para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.

Comentários para "MTur indica três representantes brasileiras para concurso internacional de “Melhores Vilas Turísticas”":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Casa Grande e Tulha, em Campinas, é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil

Casa Grande e Tulha, em Campinas, é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil

Casa Grande e Tulha é o segundo bem tombado pelo Iphan na cidade de Campinas (SP).

Bonito, no Mato Grosso do Sul, sedia primeiro museu subaquático de água doce do Brasil

Bonito, no Mato Grosso do Sul, sedia primeiro museu subaquático de água doce do Brasil

Localizado a quatro metros de profundidade, novo atrativo integra turismo, meio ambiente e arte com a natureza

Mais de dois terços dos brasileiros planejam viajar em breve, aponta pesquisa

Mais de dois terços dos brasileiros planejam viajar em breve, aponta pesquisa

Avanço da vacinação no país aumenta confiança dos viajantes e tem efeitos positivos na retomada econômica do setor de turismo

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Formação online é resultado de parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília e oferecerá 300 vagas

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Viaje com a gente e saiba um pouco mais sobre o rico e diversificado turismo na capital do Amazonas

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Colegiado terá a missão de formular políticas e iniciativas que promovam a segurança nos destinos nacionais.

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos

Goiânia completa 88 anos no domingo (24.10).

No Rio, Museu do Pontal inaugura neste domingo horta/jardim sensorial

No Rio, Museu do Pontal inaugura neste domingo horta/jardim sensorial

Espaço servirá para cultivar ervas e realizar eventos educativos

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival será evento-teste com 30 shows presenciais

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival será evento-teste com 30 shows presenciais

Em virtude dos impactos gerados pela covid-19, o festival também é um fator fundamental para a recuperação econômica do Município e de toda a região da Costa do Sol, fomentando uma de suas principais atividades: o turismo.

Belo Horizonte pode ganhar parque em mata de 200 mil m² de Mata Atlântica, após 12 anos de luta

Belo Horizonte pode ganhar parque em mata de 200 mil m² de Mata Atlântica, após 12 anos de luta

Câmara aprovou projeto que reconhece valor ecológico, paisagístico, cultural e comunitário da Mata do Planalto

Pesquisa revela que turistas preferem viajar de carro

Pesquisa revela que turistas preferem viajar de carro

Segundo Bruno Mantovani, empresário e dono de uma empresa de turismo receptivo, a preferência pelo interior se dá pelo motivo dos turistas buscarem experiências ligadas ao bem-estar e contato com a natureza.