×
ContextoExato

Musculação ajuda a controlar diabetes

Musculação ajuda a controlar diabetesFoto: Reprodução/TV Globo

Estudo realizado pela Unicamp mostra como treino moderado pode ajudar no controle da doença mesmo antes da perda de peso

Por Cássia Caballero - Jornal Destak - 21/05/2019 - 15:13:58

Que a prática de exercícios físicos ajuda no controle e prevenção de doenças, todo mundo já sabe. O que pesquisadores da Unicamp estão tentando identificar é a proteína que aumenta ou diminui com a prática de exercícios de força para que seja possível a criação de fármacos que ajudem no controle da diabetes.

A pesquisa já demonstrou que exercício físico de força, como a musculação, é capaz de reduzir a gordura acumulada no fígado e melhorar o controle da glicemia em indivíduos obesos e diabéticos em um curto período, mesmo antes da perda de peso significativa. Os estudos tiveram apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e foram publicados pelo Journal of Endocrinology.

Leandro Pereira de Moura, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e coordenador da pesquisa, explicou que o excesso de gordura no fígado causa uma inflamação local que torna as células hepáticas menos sensíveis à ação da insulina. Esse quadro pode evoluir para cirrose e até causar a falência do fígado. "Em indivíduos obesos que sofrem de risco cardiometabólico, reduzir a gordura hepática é fundamental para auxiliar o controle do diabetes. Quando a sinalização feita pela insulina fica comprometida no tecido, o fígado – que deveria produzir glicose apenas em situação de jejum – passa a liberar essa substância na corrente sanguínea mesmo após o consumo de carboidratos, quando os níveis de insulina estão altos. E isso aumenta os níveis de glicose no sangue", salientou o professor.

Os experimentos comprovaram que os benefícios estão diretamente ligados ao exercício físico de força, e não são efeitos secundários da perda de peso. A hipótese é que uma proteína conhecida com clusterina esteja envolvida no processo, mas essa investigação fará parte da próxima etapa do estudo.

Comentários para "Musculação ajuda a controlar diabetes":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
...